Qualificação Técnica, a porta de entrada para o mercado de trabalho

Por 20 de julho de 2021

Uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas aponta que o profissional com formação técnica tem 50% a mais de chances em ocupar uma vaga no mercado de trabalho. Mas engana-se quem pensa que essa é a única vantagem do curso técnico. A formação capacita o profissional para exercer a prática sem deixar de lado o embasamento teórico necessário, preparando-o de forma completa para as oportunidades. A pedagoga do Senac Cachoeira do Sul, Luana Machado Cruz, aborda mais o tema e explica as vantagens e possibilidades para quem busca uma formação técnica como porta de entrada para melhores oportunidades de emprego.

O mercado de trabalho busca por profissionais qualificados e com conhecimento na área de atuação. É necessária a formação do estudante para lidar com diferentes desafios e colocar em prática a infinidade de habilidades que o mercado procura. “Os cursos técnicos oferecem ferramentas e oportunidades únicas e singulares para aqueles que buscam oportunidades no mercado de trabalho, que está cada vez procurando profissionais resilientes e flexíveis para as novas demandas do mundo atual. É importante aprimorar o conhecimento a respeito dos cursos técnicos para que cada aluno encontre a oportunidade ideal que está desejando. Para quem quer ingressar de uma maneira mais rápida no mercado de trabalho, é o caminho mais curto e o custo com o valor mais acessível”, explica Luana Cruz.

A especialista em Pedagogia Empresarial e Educação Corporativa cita ainda como descobrir qual curso é o mais indicado para seu perfil e dá dicas para quem tem dúvidas em qual curso técnico se capacitar. “O aluno precisa escolher qual curso se identifica mais, conforme o seu perfil. Para quem ainda tem dúvidas, mas busca uma formação inicialmente técnica, uma boa alternativa é procurar pelos mais versáteis como o curso Técnico em Administração e o curso Técnico em Informática.” Sobre a dúvida em qual profissão seguir, a pedagoga complementa. “Esta questão é bastante comum, aqui no Senac recebemos muitas pessoas interessadas em realizar um dos nossos cursos, porém têm a dúvida de qual se encaixa melhor com o seu perfil. Nossa equipe de pedagogas auxilia nesse caminho, apresentando as propostas de trabalho para cada perfil, de acordo com os objetivos futuros do estudante”.

Agora, uma pergunta recorrente para quem está pensando em entrar para o mercado de trabalho: “Depois que eu me formar no curso técnico, preciso ainda investir em uma graduação superior?”, a neuropsicopedagoga explica: “O curso técnico já vai oportunizar a entrada no mercado de trabalho, mas também um caminho para alcançar cargos de destaque. Porém, esta questão é bastante subjetiva e individual, conforme os objetivos de cada um e também diante das demandas de cada área e profissão. Eu acredito que é importante o profissional estar em constante aperfeiçoamento, buscando por capacitações e diferenciais na sua área. Quanto mais conhecimento, maiores oportunidades”.

Senac Cachoeira do Sul conta com um vasto portfólio de cursos voltados à qualificação técnica / Foto: Senac/Divulgação

Buscando formar profissionais cada vez mais preparados para atender as demandas do mercado de trabalho, o Senac Cachoeira do Sul está com inscrições abertas para cursos técnicos. Confira as opções disponíveis na escola:  

Técnico em Administração EAD

Técnico em Design de Interiores EAD

Técnico em Informática

Técnico em Informática para Internet EAD

Técnico em Logística EAD

Técnico em Meio Ambiente EAD

Técnico em Programação de Jogos Digitais EAD

Técnico em Qualidade EAD

Técnico em Recursos Humanos EAD

Técnico em Secretariado EAD

Técnico em Segurança do Trabalho EAD

Técnico em Transações Imobiliárias EAD

Mais informações acesse www.senacrs.com.br/cachoeira, ou então pelo telefone (51) 37223187, no WhatsApp (51) 99301-8144 ou presencialmente na escola, localizada na rua Júlio de Castilhos, 835 – Centro.