Limousin de Cachoeira do Sul é o 2º melhor da raça na América do Sul

Por
Limousin de Cachoeira do Sul é o 2º melhor da raça na América do Sul
RURAL
8 de dezembro de 2024 - Touro Hudson da Boa Esperança, do agropecuarista Cacaio Lima, de Cachoeira do Sul, sagrou-se segundo melhor exemplar da raça Limousin da América do Sul em concurso de revista especializada / Foto: Reprodução

O touro Hudson da Boa Esperança, do advogado e agropecuarista Cacaio Lima, de Cachoeira do Sul, sagrou-se segundo melhor exemplar da raça Limousin da América do Sul em concurso internacional promovido pela revista especializada americana Limousin Breeder. O reprodutor da Fazenda Boa Esperança obteve seis pontos. O campeão sul-americano, com nove pontos, foi um touro da Argentina. A terceira colocação ficou com um exemplar uruguaio.

Para chegar ao resultado, quatro jurados analisaram minuciosamente fotografias de exemplares da raça Limousin de concursos realizados em países do Mercosul, como a Expointer de Esteio (RS), e exposições em nações vizinhas. “Fiquei muito satisfeito com o resultado. Encerro com chave de ouro esse ciclo de exposições. Consegui elevar o nome de Cachoeira do Sul, pois a mídia em torno dos animais que coloquei nas exposições sempre foi muito forte. Em todas as entrevistas, sempre fiz questão de citar o nome de Cachoeira do Sul”, destacou Cacaio Lima. (CONTINUA ABAIXO DA PUBLICIDADE)

Essa não foi a primeira vez que a Fazenda Boa Esperança sagra-se campeã de um concurso internacional da revista Limousin Breeder. Em 2022, o reprodutor Guardião da Boa Esperança foi escolhido como o melhor touro da raça Limousin da América do Sul. Em 2019, o touro Dado da Boa Esperança levou o título de 3º melhor touro Limousin do mundo e, no mesmo ano, o mesmo exemplar da raça foi também considerado o 3º melhor touro da América do Sul.

SEQUÊNCIA DE GRANDES RESULTADOS COM A RAÇA LIMOUSIN

Por dois anos consecutivos, em 2023 e 2024, o touro Hudson da Boa Esperança foi o animal mais pesado da Expointer, em Esteio. Na edição deste ano, o exemplar da raça Limousin atingiu 1.450 quilos na balança do Parque Assis Brasil.

Desde que iniciou sua trajetória nas competições da Expointer, Hudson da Boa Esperança se destacou ao longo do tempo pelo porte imponente e a qualidade genética superior, fruto de um rigoroso processo de aprimoramento genético e zootécnico que já dura mais de duas décadas na Fazenda Boa Esperança, propriedade situada no Piquiri, às margens da BR-290, em Cachoeira do Sul.

Esse trabalho contínuo e dedicado tem garantido ao touro não apenas o reconhecimento no evento, mas também um lugar de destaque no cenário nacional e internacional. A Boa Esperança chegou, em 2024, a oito anos de hegemonia com o animal mais pesado da Expointer, além de ter conquistado os grandes campeonatos da raça Limousin nos últimos anos na feira.