A Câmara de Vereadores e sua relação comunitária
O Poder Legislativo de Cachoeira do Sul ao longo de existência se constitui em ser o porta-voz da comunidade. Esta notoriedade se solidificou ao longo do tempo, principalmente, após a transferência da Câmara para o atual prédio, localizado no cruzamento das ruas Andrade Neves e Sete de Setembro, no centro da cidade.
O plenário recebe manifestações de todos os segmentos comunitários. A Câmara é referência para protestos e reivindicações de sindicatos, agremiações e instituições tanto da cidade como do interior. Também por este envolvimento foi criado o espaço denominado de Tribuna Popular. Nas sessões ordinárias, a tribuna pode ser ocupada por representantes comunitários ou de classe. Esta é uma maneira
da Câmara ser um veículo de expressão sempre à disposição da população e até segmentos estaduais e federais.
A Câmara também é palco de atividades ligadas aos partidos, que tradicionalmente, realizam suas convenções e eleições de diretórios, ou seja, parte do Poder Legislativo os rumos da política municipal. Além deste contexto, as audiências públicas igualmente são base para o debate de temas ligados à cidade como estacionamento rotativo, leis orçamentárias e outros temas que precisam ter a opinião dos cachoeirenses.
Desta forma, o Legislativo tem participação decisiva na vida comunitária. Foi assim desde sua instalação no município e nos dias de hoje ainda mais diante do desenvolvimento de todos os setores, que compõem a cidade de Cachoeira do Sul.
Projetos
CÂMARA ESTUDANTIL
O projeto Câmara Estudantil, por exemplo, abre espaço para os estudantes terem na prática uma experiência de um dia como vereador. Esta iniciativa, de certa forma, além de proporcionar o conhecimento de como funciona a estrutura de uma Câmara, oferece incentivo ao jovem para que ele, se desejar, poderá ingressar em áreas da política e, no futuro, tornar-se um dirigente partidário, um parlamentar, prefeito, deputado, senador ou até mesmo chegar a outros cargos da esfera do setor político.
FALA COMUNIDADE
Interagir cada vez com a sociedade é um caminho que trilha a importância do Legislativo cachoeirense tanto que também existe o projeto que descentraliza as atividades do parlamentares. Trata-se do projeto Fala Comunidade, que consiste na realização de sessões em pavilhões comunitários para ouvir as reivindicações e sugestões dos moradores. Os temas, neste caso, sempre estão ligados ao desempenho da Prefeitura.
FALA INTERIOR
E o interior? A Câmara também ouve as comunidades do meio rural através do Projeto Fala Interior. Os encontros com moradores integram um planejamento de abrangência das atividades legislativas. A proposta recebe apoio das lideranças, porque se trata de uma oportunidade de apresentar “in loco” a situação das localidades na questão referente à infraestrutura.
- O Legislativo assim, além de legislar e fiscalizar, estende seu campo de ação, mesmo que tenha em cada vereador a representação popular. Este papel será desempenhado sempre, porque a Câmara na condição de porta-voz da comunidade, seguirá com seus projetos voltados para o bem-estar da população e para o desenvolvimento de Cachoeira do Sul.