16.5 C
Cachoeira do Sul
sábado, 19 setembro, 2020 - 18:34
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • ESPECIAL
  • Dia do Veterinário: primeira Faculdade de Zootecnia foi fundada no RS

Dia do Veterinário: primeira Faculdade de Zootecnia foi fundada no RS

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de setembro. Essa data foi escolhida porque em 1933 o então presidente Getúlio Vargas assinou o Decreto nº 23.133 e normatizou a atuação do médico veterinário e o ensino dessa profissão.

Eles podem atuar nas áreas clínica e cirúrgica de animais domésticos e silvestres; no manejo e na conservação de animais silvestres para preservação de espécies; dentre outras atividades.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 75% das doenças que atingem as pessoas são de origem animal e que 60% dos vírus e bactérias encontrados no ser humano vêm dos animais. Dessa forma, pode-se dizer que o médico veterinário também é responsável pela saúde da população.

Crédito: Freepik

Curiosidades

A Argentina foi o primeiro país sul-americano a criar uma Faculdade de Veterinária, no ano de 1883, na Universidade de La Plata, Buenos Aires. Já no Brasil, a primeira Faculdade de Zootecnia foi fundada em 1966, no Rio Grande do Sul. E claro que o fato de existir uma forte cultura agropecuária nos dois locais não é nenhuma coincidência até porque não é segredo para ninguém que muitos estudam medicina veterinária para trabalhar com grandes animais, não por amor verdadeiro, nem muito menos aos animais em geral. Muitas vezes o amor é pelo próprio bolso, e os poucos mercenários que decidem trabalhar com pequenos animais são rapidamente reconhecidos pelos próprios clientes.


Tags: Dia do Veterinário, 9 de setembro

Advertisement