Após a reunião ordinária virtual desta quinta-feira (6), a Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa Gaúcha, presidida pelo deputado Adolfo Brito, realizou audiência pública. O tema foi a invasão das palometas no Rio Jacuí, incluindo suas consequências ao ecossistema e para a atividade econômica pesqueira.
Conforme o deputado Brito, a discussão do tema ocorreu em razão de solicitação da Câmara Municipal de Vereadores de Sobradinho e contou com a qualificada participação do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Luiz Viana, deputados estaduais, de autoridades e lideranças federais, estaduais e municipais, do Ministério Público, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de universidades, especialistas e pescadores.
LEIA TAMBÉM: Infestação de peixes carnívoros ameaça pesca e ecossistema no Rio Jacuí
Definições da audiência: invasão de palometas no Jacuí
O presidente da Comissão de Agricultura informou que ficou definido pela criação de um grupo de trabalho, com a participação de todas as partes interessadas e sob a coordenação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que irá buscar alternativas e soluções, dentro da ciência e da legislação, ao problema da proliferação das palometas, que já vem dizimando outras espécies de peixes, causando danos e mortalidade de outros animais, ferimentos em pescadores e banhistas. “Temos certeza de que avançamos bastante, com o trabalho e a colaboração de todos, em breve, sairão as medidas necessárias para uma solução técnico-científica para o problema”, finalizou Brito.