O vereador Augusto Cesar, do Progressistas, protocolou nesta quarta-feira, uma indicação ao Executivo Municipal para verificar a possibilidade de instalação do botão do pânico nas escolas municipais. O objetivo, de acordo com o parlamentar, é protecer profissionais que atuem nos educandários e alunos. “Para garantir conexão com nossos órgãos de segurança, mais tranquilidade aos funcionários, alunos e aos pais das nossas comunidades escolares” explicou.
Como funciona?
O dispositivo serve para alertar as autoridades policiais sobre um eventual ataque. O objetivo é facilitar a comunicação das instituições de ensino com os órgãos de segurança.
CONFIRA IDICAÇÃO NA SUA ÍNTEGRA AQUI
A discussão em torno de opões que possam auxiliar comunidades escolares no combate ao risco de atentados foi motivada pelas recentes ocorrências registradas no país que vitimaram crianças em escolas, além da ação da Brigada Militar de Cachoeira do Sul que apreendeu uma faca com um menor em um educandário.
Conforme debatido em outras cidades do país, o botão pode ser instalado em uma sala reservada, em um local estratégico que possibilite o acionamento sem colocar em risco a segurança de funcionários e alunos ou até via um aplicativo de celular conectado com as autoridades de segurança.
Leia também:
- Vereador sugere capacitação de educadores para segurança nas escolas de Cachoeira do Sul
- Câmara fará audiência por mais segurança nas escolas
- Presidente da Câmara pede profissionais de segurança nas escolas de Cachoeira
- BM detém adolescente com faca em escola em Cachoeira
- Homem invade creche com machado e mata 4 crianças em Blumenau
- Ministério da Justiça lança edital para ampliar segurança nas escolas