16.6 C
Cachoeira do Sul
sexta-feira, 26 fevereiro, 2021 - 07:13
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

VACINA: PRIMEIRA DOSE SERÁ APLICADA HOJE À TARDE NO HCB

Crédito: Divulgação

A primeira dose da vacina contra a Covid-19 será aplicada nesta terça-feira (19), às 15 horas, na sala de convênios do Hospital de Caridade e Beneficência (HCB). O nome do primeiro imunizado ainda é guardado em segredo. Por enquanto, sabe-se apenas que será um profissional do sexo masculino que atua diretamente na unidade Covid. O ato marcará o lançamento da campanha de vacinação contra a Covi-19 em toda a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde. A dose será aplicada pela enfermeira Mariana Bortolazzo Machado, que atua na Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde. O momento é aguardado com expectativa pelos cachoeirenses. A previsão é que de as doses cheguem em Cachoeira por volta das 13 horas.

O motorista da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, Paulo Afonso Fontoura, 62 anos (39 anos como servidor da Secretaria Estadual da Saúde), foi quem recebeu a missão de buscar as 2.720 doses da vacina em Porto Alegre. Fontoura saiu de Cachoeira às 4h45 e chegou às 7h15 na capital. Segundo relata que as primeiras doses foram distribuídas para as cidades mais distantes como Passo Fundo e Caxias do Sul, para onde o material foi transportado em aeronaves. Dos 18 carros que estavam na fila às 9h30 aguardando carregamento, ele era o quinto. “Transporto vacinas constantemente, mas hoje é diferente. É um momento muito esperado. Vejo que aqui todos estão muito emocionados”, descreve.

VACINAÇÃO

A vacinação contra o Coronavírus em Cachoeira do Sul começa de fato nesta quarta-feira(20). Serão vacinados primeiramente os profissionais de saúde que atuam na linha de frente da pandemia (UTI Covid, centro de triagem/UPA, equipe que realiza os testes swab, equipes da urgência e emergência) e idosos institucionalizados (ILPIs).

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Gerceí Carlos Silveira, o calendário de vacinação está estritamente condicionado à disponibilização das vacinas pelo Ministério da Saúde. Quando a vacina for liberada para a população geral, serão oferecidas nas 7 unidades de saúde urbanas. Além disso, as duas equipes rurais volantes vão levar as vacinas conforme seu roteiro de atendimento normal nas unidades rurais. “Onde não temos unidades rurais, haverá uma vacinação itinerante, em data a ser definida, conforme acontece sempre nas campanhas da influenza”, explicou.
Também será oferecida vacinação em quatro pontos chamados de extramuros, que são locais de fácil acesso à população, diminuindo assim a demanda sempre muito grande, principalmente nas unidades maiores. As vacinas serão aplicadas em duas doses, com a segunda 30 dias após a primeira.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região