Robin é bissexual, diz DC

Por 14 de agosto de 2021

A DC Comics publicou um texto editorial em seu site oficial para explicar a decisão de revelar que Robin é bissexual. A sexta edição da revista “Batman: Urban Legends” mostrou Tim Drake, o terceiro personagem a usar a roupa do herói, confirmando ser bissexual.

Na história “Sum of Our Parts” – escrita por Meghan Fitzmartin e com artes de Belén Ortega – Robin resgata seu amigo adolescente Bernard. Na sequência, Tim Drake aceita sair em um encontro com o rapaz.

O personagem seria bissexual porque já namorou uma garota, Stephanie Brown, a heroína conhecida como Spoiler – e que até já foi Robin – e Batgirl. Tim Drake fez o mesmo que Dick Grayson – o primeiro Robin, que namorou Barbara Gordon, a primeira Batgirl.

No texto publicado no site da DC, o colunista Alex Jaffe enfatiza a importância de ter um personagem como Robin.

“É um momento sobre o qual continuaremos falando e celebrando por anos. O momento em que os fãs LGBTQIA+ foram, não através de subtextos ou de um ‘ponto de vista’ mais permissivo, mas aberta e textualmente apoiados pela primeira vez desde que Kate Kane foi expulsa do exército. O momento em que um Robin, particularmente um Robin com história, legado e décadas de leituras com codificação queer em seu cinto de utilidades, recebeu a permissão de ser o ícone queer que sempre foi” – colunista Alex Jaffe

Dick Grayson, o Robin original, virou alvo de preconceito homofóbico pela forma como foi retratado na série do Batman dos anos 1960. Na época, a resposta da DC foi assegurar que o herói era heterossexual, sendo parceiro sexual de várias heroínas dos quadrinhos. O ex-Robin virou Asa Noturna e passou a ter muitas histórias de conquistas amorosas, inclusive.

O enredo romântico de Tim Drake continuará na edição 10 da revista “Batman: Urban Legends”, tanto quanto herói e como um homem apaixonado por outro homem. “Tim Drake pode ser quem quer que ele queira ser. Por isso, assumir-se em ‘Batman: Urban Legends’ 6 é tão histórico”, concluiu a editora em um tuíte.