Rio Jacuí sobe e serviço de balsa está suspenso

Por 23 de junho de 2022

Balsa Deusa do Jacuí suspendeu atividades devido à cheia do Rio Jacuí. Foto: Divulgação. 

Foi interrompido na manhã desta quinta-feira (23) o serviço de balsa para veículos pesados entre a Praia Nova e a Rua Moron, no Rio Jacuí, em Cachoeira do Sul. O motivo, conforme os responsáveis pela embarcação denominada Balsa Deusa do Jacuí, é o nível do Jacuí que subiu devido às últimas chuvas o que provoca transtornos nos acessos para embarque e desembarque de veículos.

A Defesa Civil Municipal informou que o nível do Rio Jacuí medido, às 7h30min, estava em 19,75 metros, ou seja, 1,75 metros acima de sua marca normal que é de 18 metros. Segundo o coordenador, Edson Júnior, o Jacuí está subindo 2,4 cm/h.

ATENÇÃO

O serviço de balsa está implantado em Cachoeira do Sul desde novembro do ano passado devido a uma rachadura na estrutura da Ponte do Fandango. Um conserto realizado pelo Dnit permite que somente veículos até 24 toneladas estejam autorizados a passar pela ponte. Desde então, a opção para empresas de transportes e bitrens é a utilização da balsa.

Esta não é a primeira vez que o serviço da balsa precisa ser interrompido devido à cheia do Rio Jacuí. A última interrupção aconteceu no dia 1º de maio e se estendeu por quase uma semana.

ATENÇÃO

As rotas alternativas são as seguintes:
– Porto Alegre para Cachoeira do Sul: pela BR-290 até a BR-471, passando por Rio Pardo e depois em Santa Cruz do Sul para chega à RSC 287, que leva até Novo Cabrais, onde se acessa a BR 153.
– Em Rio Pardo, é possível encurtar caminho pela ERS 403.
– Cachoeira do Sul para a fronteira oeste: seguir pela BR 153 até Novo Cabrais e usar a RSC 287 para seguir em direção a Santa Maria, onde é possível pegar a BR-158 para seguir para BR-290 em Rosário do Sul.
– Cachoeira do Sul para o Porto de Rio Grande: ir até Santa Maria e pegar a BR-392.