Revisão do Plano Diretor entra na fase final

Por 17 de agosto de 2021

A terceira e última fase da revisão do Plano Diretor de Cachoeira do Sul ganha reforço nos próximos dias com o ingresso de dois novos profissionais – um da área de arquitetura e um de engenharia civil – selecionados pela Secretaria Municipal de Planejamento. Os novos profissionais serão conhecidos na próxima segunda-feira (23).
Além disso, já atua na revisão o arquiteto André Müller.

A Secretaria conta ainda com a assessoria da empresa GO Soluções em Projetos.

Nesta semana também serão recebidos três novos estagiários do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, que se somarão a dois que já atuam na revisão.

A UFSM, que participa do processo de revisão desde o início, apresentou nesta terça-feira (17) os professores que integrarão a terceira fase.

Os professores doutores Leander Klein e Lucas Ávila trabalharão com gestão estratégica na última fase que é a da formalização das propostas e construção do documento final que vai à Câmara de Vereadores.
Eles são integrantes do Laboratório GRIN – Núcleo de Estudos em Gestão de Riscos e Infraestrutura que existe desde 2018 e atende diversas prefeituras e organizações em diferentes cidades.

A base de dados levantada nas Fases 1 e 2 da revisão serão utilizados agora pelo novo grupo. “O acordo de Cooperação entre a UFSM e a Prefeitura previa encerramento em outubro. Com a finalização da segunda fase, o grupo que estava atuando desde 2019 concluiu a sua participação. Encaminhamos uma proposta de Termo Aditivo que prevê a indicação de nova equipe para apoiar a conclusão do trabalho. Antecipamos essa mudança prevendo um tempo de tramitação e de adaptação do novo grupo que atuará na terceira fase”, explicou o diretor do campus da UFSM Cachoeira do Sul, professor Rogério Brites.

Acompanhando os trabalhos da revisão do Plano Diretor, a secretária Claudia Scarparo, se mostra confiante na realização dos próximos passos até a entrega do documento final, trabalho este coordenado pelo arquiteto André Muller.

“Nesta terceira fase, conhecido o município que temos, parte-se para o município que queremos, o conjunto de estratégias e ações que compõem a terceira fase serão pactuadas. O Plano Diretor é a Lei que norteia o desenvolvimento urbanístico da cidade, visando a garantia de seu pleno funcionamento, desenvolvimento e bem-estar de seus habitantes”, explica Claudia.

Foto Noticia Principal Grande

Crédito: Ass. Com.