Criada em 1843 pelo então presidente da República Rio-Grandense Bento Gonçalves, a Loteria do Estado do Rio Grande do Sul – carinhosamente conhecida como Lotergs – acabou sendo suspensa em 2004. Ainda naquele ano, o governo de Germano Rigotto (PMDB) resolveu romper o contrato com a empresa BET-Capital.
A falta de alguns documentos por parte da empresa responsável pela emissão, venda e distribuição dos bilhetes da Lotergs foi o motivo por trás da suspensão, que durou até 2021. Foi em 2021 que o Superior Tribunal Federal (STF) decidiu por reconhecer o direito de que estados pudessem explorar as loterias em suas respectivas jurisdições.
Com a proximidade das eleições, esse foi um tema discutido entre os candidatos ao governo do Rio Grande do Sul. Afinal, estimativas apontam que a receita estimada para essa atividade no estado é de aproximadamente R$ 3 bilhões para os 20 anos seguintes após a sua devida ativação.
Candidatos favoráveis reforçam aumento na arrecadação
Segundo a exposição de opiniões dos candidatos ao governo do estado do Rio Grande do Sul nas eleições de 2022, 4 deles são a favor da volta da Lotergs, sendo que 4 são contrários. Os nomes a favor da volta da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul são:
-
Eduardo Leite (PSDB).
-
Luiz Carlos Heinze (PP).
-
Onyx Lorenzoni (PL).
-
Vicente Bogo (PSB).
De maneira geral, os candidatos favoráveis a reativação da Lotergs destacaram o monopólio da Caixa Econômica Federal com relação a exploração da loteria em território nacional, o que torna mais difícil para municípios e estados adquirirem parte da receita obtida pela autarquia da União.
Segundo os candidatos favoráveis, os recursos obtidos com a reativação da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul poderiam ser utilizados em áreas sociais do estado, visando o desenvolvimento da região. No entanto, há também candidatos que se mostram contrários à reativação.
Candidatos contrários querem mais estudos sobre o tema
Os outros 4 candidatos ao governo do estado do Rio Grande do Sul se mostraram contrários ao retorno da Lotergs. Segundo os candidatos que disseram não à proposta – pelo menos de maneira momentânea – é necessário mais estudo para saber o grau de impacto que isso teria nos cofres e na vida do cidadão rio-grandense-do-sul.
Os 4 candidatos contrários a volta da Loteria do Estado do Rio Grande do Sul são:
-
Argenta (PSC).
-
Edegar Pretto (PT).
-
Ricardo Jobim (NOVO).
-
Vieira da Cunha (PDT).
Alguns candidatos mencionaram o fato de que há maneiras de arrecadar recursos para o estado sem envolver jogos, já outros pretendem realizar mais estudos sobre o tema.
Enquanto aguardam a decisão dos candidatos, os fãs de jogos podem se divertir em loterias na internet, as quais estão disponíveis em sites que oferecem esses jogos. Descubra alguns dos melhores guias de cassinos do Brasil aqui para conhecer mais sobre sites que oferecem loterias, bingo e muitos outros jogos. Além de uma ampla variedade de promoções de boas-vindas exclusivas para novos jogadores brasileiros.