Quem são os 10 candidatos a governador?

Por 5 de agosto de 2022

Com o fim do prazo das convenções partidárias nesta sexta-feira, está definida disputa ao Governo do Estado. São dez candidatos a governador do Rio Grande do Sul. O registro de candidaturas ainda pode ser feito até o próximo dia 15, mas sem perspectivas de mudanças.

A campanha começa no próximo 16. Dez dias depois, inicia a propaganda de rádio e TV.

O primeiro turno da eleição está marcado para 2 de outubro. Caso nenhum postulante ao cargo obtenha metade mais um dos votos válidos, o segundo turno será disputado em 30 de outubro.

Confira quem são os candidatos:

Instagram PCB/RS / Reprodução

Carlos Messalla (PCB) 

Carlos Messalla, natural de Gravataí, é servidor dos Correios, concorreu a vereador em Porto Alegre em 2020. Ex-dirigente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios no Estado, disputa sua primeira eleição majoritária. Seu vice é Edson Canabarro.


Rafael Stedile / Gab. Dep. Edegar Pretto / Divulgação

Edegar Pretto (PT) 

Natural de Miraguaí, Edegar Pretto tem 50 anos. Filho de Adão Pretto, deputado federal falecido em 2009, Edegar é deputado estadual em terceiro mandato. O petista terá como vice Pedro Ruas (PSOL).


Eduardo Leite (PSDB) 

De Pelotas, Eduardo Leite tem 37 anos. Foi vereador e prefeito. Renunciou para tentar concorrer à Presidência da República. Leite tem como vice Gabriel Souza (MDB).


Isac Nóbrega / Presidênca da República / Divulgação

Luis Carlos Heinze (PP) 

Luis Carlos Heinze tem 71 anos. Candelariense, o engenheiro agrônomo foi prefeito de São Borja e cinco vezes deputado federal. Era candidato a governador em 2018, mas cedeu ao apelo do partido e concorreu ao Senado, conquistando uma das duas vagas. Heinze tem como vice Tanise Sabino (PTB).


Onyx Lorenzoni (PL) 

Aos 67 anos, Onyx Lorenzoni, natural de Porto Alegre, é médico veterinário. Foi duas vezes deputado estadual e está no quinto mandato de deputado federal. Foi ministro da Casa Civil, do Trabalho, da Cidadania e da Secretaria-Geral. Onyx tem como vice Claudinha Jardim (PL).


Divulgação / PSTU

Rejane de Oliveira (PSTU) 

De Porto Alegre, Rejane de Oliveira, 61 anos, é professora aposentada da rede estadual de ensino. Foi presidente do Cpers-Sindicato por duas gestões. É única mulher entre os candidatos ao Governo do Estado. Rejane tem como vice Vera Rosane (PSTU).


Ivo Gonçalves / Partido Novo / Divulgação

Ricardo Jobim (Novo) 

Ricardo Jobim é natural de Santa Maria. Advogado de 46 anos, é empresário no ramo da Comunicação e professor universitário nas áreas de negociação, direito médico e sucessório. Ex-presidente da OAB Santa Maria, disputa sua primeira eleição. Jobim tem como vice Rafael Dresch (Novo).


CIC-BG / Divulgação

Roberto Argenta (PSC) 

Natural de Gramado, Roberto Argente tem 69 anos e é empresário do setor calçadista. Foi vereador e prefeito de Igrejinha, deputado federal e presidente da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Procergs). Argenta tem como vice Nivea Rosa (Solidariedade).


VALDIR FRIOLIN

Vicente Bogo (PSB) 

Vicente Bogo, 65 anos, é natural de Rio do Oeste, em Santa Catarina. Professor universitário, foi vice-prefeito de Santa Rosa, deputado federal e vice-governador. Atuou no Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul. Bogo tem como vice Josi Paz (PSB).


Vieira da Cunha (PDT) 

O cachoeirense Vieira da Cunha tem 62 anos. Procurador do Ministério Público, foi vereador em Porto Alegre, três vezes deputado estadual e duas vezes deputado federal. Concorreu a governador em 2014, ficando em quarto lugar. Vieira tem Regina Santos (PDT) como vice.