A veiculação de qualquer tipo de propaganda eleitoral neste domingo (15) está proibida, inclusive nas redes sociais. Candidatos ou mesmo eleitores não podem publicar santinhos ou similares e nem pedir votos nas timelines do Facebook, Twitter e do Instagram, entre outras, bem como pelos stories dessas redes sociais e também do WhatsApp. Mensagens privadas de cunho eleitoral também estão proibidas.
Compartilhamentos de posts anteriores neste domingo, tipo #TBT, também estão proibidos. A lei eleitoral permite apenas a manutenção nessas plataformas de posts realizados até este sábado (14).
Quem descumprir as regras incorrerá em crime eleitoral e estará sujeito a responder pela prática de boca de urna na Polícia e na Justiça. A pena é de de seis meses a um ano, ou a prestação de serviços comunitários pelo mesmo período, além de multa de quase R$ 16 mil.
Denúncias podem ser feitas pelo telefone (51) 3722-4055, do Cartório Eleitoral de Cachoeira do Sul, bem como pelo aplicativo Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode ser baixado pela Apple Store e pela Play Store.