Como é realizado o procedimento de transporte de medicamentos?

Por 26 de agosto de 2021

Se você está buscando por uma empresa que realiza transporte de medicamentos ou está pensando em entrar neste ramo de negócio, saiba que há uma série de recomendações, normas e leis que devem ser seguidas para que seja uma locomoção segura.

Qualquer veículo pode realizar o transporte de medicamentos?

Para começar, o transporte para área médica deve ser realizado por veículos específicos para esse tipo de produto, ou seja, não pode ser realizado por uma empresa de transporte de cargas e encomendas padrão, sem que haja algum tipo de especialização na área.

Se você quer entrar na área, é imprescindível que invista em uma frota específica para lidar com o transporte de produtos médicos e hospitalares. Na mesma medida, se você quer contratar este serviços, esteja preparado para investir em uma transportadora que tenha esses veículos.

Para manter a integridade dos medicamentos em curtas distâncias faz-se necessária a utilização de micro containers, caixas de isopor, data logger e veículos de transportes de carga refrigerada.

Quais precauções tomar com o transporte de medicamentos?

Se você parar para pensar, lidar com esse tipo de transporte é muita responsabilidade. Os medicamentos são materiais essenciais para tratar e salvar a vida de inúmeras pessoas.

Contratar ou ser parte de transportadoras de remédios que lidam com o processo de maneira errônea pode resultar em perda de dinheiro, perda de contratos e danos a toda rede hospitalar, farmacêutica ou clínica nas quais estamos falando.

Veja algumas precauções que devem ser tomadas com o transporte de medicamentos:

  • Atente-se a estabilidade do produto

  • Condicione os medicamentos corretamente;

  • Verifique se a equipe é especializada no assunto;

  • Tenha a tecnologia ao seu favor (rastreabilidade);

  • Entre outras peculiaridades.

Entenda a importância do transporte de medicamentos

Você sabia que a venda de remédio subiu quase 50% nos últimos anos? Esses são os dados da Interfarma com base em dados da consultoria QuintilesIMS. Agora, imagina se a área de transportadora de medicamentos e insumos farmacêuticos não acompanha esse crescimento. Tudo vira um caos!

É essencial entender a importância desses serviços e a necessidade do setor. Por isso, tenha a certeza de estar contratando uma empresa experiente e que entende do assunto para que possa ter total certeza do armazenamento, percurso e entrega do todo material médico, hospitalar e farmacêutico que confia à empresa responsável.