Prefeitura e Ulbra se unem pelo Projeto Reabilita Covid-19

Por 21 de junho de 2021

Projeto vai focar reabilitação de pacientes. Fotos: Viviane Souza/Saúde

Uma parceria firmada entre a Secretaria Municipal da Saúde e a Universidade Luterana do Brasil (Ulbra) colocará à disposição da comunidade, já a partir do próximo mês, em Cachoeira do Sul, o Projeto Reabilita Covid-19. O atendimento especializado reunirá equipe técnica composta por profissionais da pasta e acadêmicos do curso de Fisioterapia da universidade, junto ao salão térreo do Centro de Saúde Princesa do Jacuí, localizado junto ao prédio do INSS (antigo plantão do SUS).

Segundo o secretário da Saúde, Marcelo Figueiró, a meta é oferecer assistência exclusiva aos pacientes em fase de recuperação da covid. “Em abril tínhamos iniciado as tratativas com a diretora da Ulbra Cachoeira do Sul, Adriana Porto, em busca de apoio para implantar o projeto”, revelou Figueiró, acrescentando que tendo em vista a alta demanda de pacientes com dificuldades respiratórias e até motoras depois da fase ativa da doença, foi verificado que havia a necessidade de preencher essa lacuna na rede pública. 

ATENÇÃO

Com a participação dos universitários e os recursos materiais do Setor da Fisioterapia do SUS, o novo serviço terá condições de promover uma média de 64 atendimentos ao mês. De acordo com a coordenadora do Reabilita Covid-19, fisioterapeuta Aline Torres de Freitas, com a iniciativa será possível oferecer um acompanhamento àqueles pacientes que continuarem apresentando sequelas respiratórias e motoras, já que os atendimentos iniciais de fisioterapia (seis sessões) já acontecem na rede SUS, com prioridade aos acometidos pelo coronavírus, desde o começo da pandemia. Tanto a assistência inicial do setor como a reabilitação pós-covid prescindem da consulta preliminar na rede pública e encaminhamento do clínico geral para o serviço especializado. Munido do documento médico, bastará o paciente agendar horário no Centro de Saúde Princesa do Jacuí.

OBJETIVOS DO PROJETO

* Promover alívio de sintomas (dificuldades respiratórias e motoras);

* Tratar e prevenir complicações respiratórias, cardiovasculares, musculoesqueléticas e neurológicas;

* Proporcionar o restabelecimento da qualidade de vida e retorno às atividades laborais, sociais e esportivas.

PRINCIPAIS SEQUELAS DA COVID-19

* Função pulmonar prejudicada;

* Fadiga;

* Fraqueza muscular;

* Limitação da mobilidade e da capacidade de realizar atividades diárias;

* Delírio e alterações cognitivas;

* Desordens mentais e psicológicas.