Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Pedro Germano: projeto prevê homenagem a fundador do Jornal O Correio

Pedro Germano / Crédito: OC/Arquivo

Pedro Germano / Crédito: OC/Arquivo

Um projeto de lei entra em tramitação na Câmara de Vereadores prevendo homenagem ao fundador do Jornal O Correio. De autoria do progressista Itamar Luz, a proposição sugere denominar como Avenida Pedro Chafik Germano, o trecho urbano da ERS-403, compreendido entre a Avenida dos Imigrantes até o fim, do perímetro urbano da via. “A vida pública de Pedro Chafik Germano é extensa e importante para a história política de Cachoeira do Sul. O desenvolvimento da cidade não teria sido o mesmo, não fossem a direção e a personalidade deste homem”, salientou Luz no projeto protocolado.

“Quem foi Pedro Germano? Talvez, a melhor definição esteja no respeito e na consideração dos cachoeirenses. Ou no melhor sentido da palavra trabalho. Um administrador, um amigo, uma pessoa preocupada constantemente com o lado humano do seu povo e que nunca deixou de lado o bom senso em todas as suas decisões”

trecho do projeto de lei

 

Pedro Germano / Crédito: Arquivo

Trajetória

Homem público que começou como vereador, na 5ª Legislatura (31 de dezembro de 1963 a 30 de janeiro de 1969), alcançando também a presidência da Câmara Municipal de Vereadores, em 1968. Nesse período, destaca-se a maior votação até então, como vereador do PSD. Como presidente da Câmara Municipal de Vereadores, foi responsável pela retirada da gare da Rede Ferroviária do Centro da cidade, onde hoje está a Praça Honorato de Souza Santos.

Crédito: OC/Arquivo

Foi como prefeito municipal de Cachoeira do Sul, na gestão 1972 a 1976, que Pedro Chafik Germano se notabilizou. Entre as obras que eternizam sua passagem como chefe do Executivo Municipal, destaca-se a construção da moderna Praça Dr. Honorato de Souza Santos, contemplando uma ótima opção de lazer para a cidade. Também realizou a canalização de sangas, esforço que rendeu aproximadamente 50 quilômetros de canalização, e o prolongamento da BR 153 (levando a pavimentação asfáltica até a área colonial).

Ainda encaminhou – com a ajuda dos irmãos Octavio e Geraldo Germano – a desapropriação do terreno para localização do futuro entroncamento rodo-hidro-ferroviário em Cachoeira. Além disso, dois mandatos como deputado federal, entre 1978 e 1986, consolidaram a folha de serviços que beneficiou a população cachoeirense.

Crédito: OC/Arquivo

 

CLIQUE AQUI E CONFIRA A COBERTURA ESPECIAL

SOBRE O FALECIMENTO DE PEDRO GERMANO NO JORNAL O CORREIO

 

INFORMAÇÕES PESSOAIS

Data de Nascimento: 29 de março de 1931

Filiação: Taufik Germano e Nagib Eleas Germano

Casado com Miriam Hipp Germano (5 de setembro de 1964)

Filhos: Pedro Ricardo e Rita de Cássia

Irmãos: Farido, Farid, Octavio, Rafik, Cecília e Geraldo

Escolaridade: Curso Primário – Colégio Antônio Vicente da Fontoura Ginasial – Ginásio Roque Gonçalves Científico – Júlio de Castilhos – Porto Alegre Terceiro Grau-1949/1954-Veterinária Ufrgs-1975 – Faculdade de Direito – 1ª Turma Passo Fundo

Itamar Luz / Crédito: Ass. Com.

CARGO, FUNÇÕES E TÍTULOS RECEBIDOS

1949 – locutor esportivo da Rádio Cachoeira / presidente do Colorado Cachoeirense, o Cachoeira F. C.

1952 – revisor do Diário de Notícias ,de Porto Alegre / Repórter do Jornal do Povo

1954 – médico veterinário na Secretaria da Saúde (1ª Turma de Comandos Sanitários do Estado)

1957/1963 – chefe da Inspetoria Veterinária da Secretaria da Agricultura

1962 – professor de Ciências Físicas e Biológicas nas escolas Antónia Vicente e João Neves da Fontoura

1963 – surge o homem público e político

1965/1967 – líder de Bancada da Arena

1968 – vereador mais votado da Arena (1.875 votos) / Prefeito: Arnaldo Paulo Fürstenau / Presidente da Câmara de Vereadores

Primeira candidatura a prefeito (ficou em segundo lugar com 6.001 votos, atrás de Honorato de Souza Santos, com 7.720 votos)

1971/1972 – chefe de Gabinete da Secretaria do Interior e Justiça – Porto Alegre

1972/1976 – eleito prefeito de Cachoeira do Sul, com 16.987 votos / vice-prefeito Júlio César Caspani (Arena) / Como prefeito, realizou obras de infraestrutura, como canalização das sangas, asfaltamento do trecho entre a BR-153 e Rede Ferroviária Federal

1973 – diploma de Honra, concedido pela União Municipal dos Estudantes, devido a sua colaboração junto a Umespa, no 26º Congresso Estadual de Estudantes do 2º Grau Médio / Diploma de Honra dos Diretores Lojistas de Passo Fundo / Sócio Honorário “Baependi Pauzinho Clube” / diploma de Honra do Conselho Municipal de Desporto e Escola Superior de Educação Física / criou o Departamento Municipal do Futebol Menor / assume a presidência do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico / presidente da Associação dos Municípios do Vale do Jacuí Centro (Ajace)

1974 – Visita à Alemanha Ocidental (realizou curso de Administração Pública, de maio a julho) / diploma de Mérito, recebido na Assembleia Legislativa do Estado por serviços prestados ao Mobral / diploma de Honra, conferido pelo ABSDONS e 2º DRS, por relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Sul

1976 – diploma de Mérito da Banda Marcial Gonçalvense / Sócio Benemérito da Associação Cachoeirense de Automobilismo (ACA) / Sócio Honorário do Esporte Clube Ferreira / Consagração Pública, dada por J. Vico Promoções / diploma conferido pela Ucape e Tribuna do Interior, em São Paulo (elegeu os dez melhores prefeitos do ano) / paraninfo de turmas do Curso de Filosofia, Economia e Educação Física

1978 – fundador e diretor do Sistema Fandango de Comunicações (rádios Fandango AM, 102 FM e 96 FM)

1979 – deputado federal (1979/1982 e 1983/1986)

1992 – fundador do Jornal O CORREIO

Crédito: OC/Arquivo

Saiba mais

Na sessão desta segunda-feira (11), o projeto de lei entra em 1ª Discussão das Proposições. A reunião começa às 14 horas.

Sair da versão mobile