Paraíso do Sul: Projeto Chamar 192 entra em funcionamento

Por 9 de junho de 2022

Crédito: Ass. Com.

A secretária de Saúde de Paraíso do Sul Juliane Machado confirmou dois novos projetos da pasta que estão em vias de execução.

O primeiro deles é a ampliação do horário de atendimento junto ao Posto de Saúde da Sede, das 7 horas até as 22 horas com atendimento normal. A demanda, apresentada na época da campanha eleitoral, será implantada ainda este mês. O horário estendido terá início no dia 15. Após o horário haverá um plantonista com a ambulância encaminhando as emergências até o Hospital da Vila Paraíso, que atende 24 horas.

O segundo projeto é o Chamar 192, também promessa de campanha que será concretizada no mês de julho. A cobertura estará compreendida das 22 horas até as 7 horas, regulamentada pela equipe de Porto Alegre. As chamadas pelo 192 serão recebidas pela base, que contará com um motorista e um socorrista, que se deslocarão até o local onde estiver o paciente, e farão um contato com a central de Porto Alegre onde receberão orientações e então encaminharão o paciente até a unidade de saúde indicada pelos reguladores.

Os hospitais de referência serão o Hospital Paraíso, na Vila Paraíso, e o HUSM em Santa Maria. A equipe já realizou a formação teórica e realizará nos próximos dias a formação prática.