“O Produtor Rural no Rádio” da Fan FM debate aviação agrícola

Por 27 de julho de 2021

O programa “O Produtor Rural no Rádio”, da Fan FM 96.5, debateu a aviação agrícola e seu impacto no segmento regional. Com apresentação do engenheiro agrônomo e zootecnista Luiz Fernando Benfica, a edição desta terça-feira contou com a participação do piloto e instrutor agrícola Lucas Schwab.

O Ministério da Agricultura é o responsável pela proposição das políticas públicas para o emprego da aviação agrícola no país e pela coordenação, orientação, supervisão e fiscalização de suas atividades.

A aviação agrícola iniciou-se no Brasil há mais de 70 anos e atualmente possui a segunda maior frota do mundo, com cerca de 2,3 mil aeronaves, sendo uma importante ferramenta de apoio ao agronegócio.

As operações aéreas agrícolas são usadas para aplicações de fertilizantes e pesticidas em lavouras e requerem voos em baixa altitude, manobras em curto espaço e muita precisão. Geralmente, ocorrem entre três a quatro metros do solo. Além disso, os pilotos têm que evitar matas próximas de plantações, fios e o próprio relevo do local. Ainda de acordo com o entrevistado, uma das principais preocupações do profissional da área é com o Meio Ambiente.

A modernidade também é um aspecto da pauta debatida no programa. Um dos tópicos integra a utilização de drones que já despertam grande interesse por parte de produtores.

O Produtor Rural no Rádio

Com duração de uma hora, o programa tem uma mescla de notícias, música nativista e entrevistas com lideranças do agronegócio, além de interatividade com os ouvintes. A Fan FM transmite “O Produtor Rural no Rádio” às terças-feiras e quintas-feiras, das 18 horas às 19 horas.