31.9 C
Cachoeira do Sul
sábado, 24 outubro, 2020 - 14:32
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • DESTAQUES
  • Motoristas do RS só terão direito a 40% de desconto em multas a partir do fim do ano

Motoristas do RS só terão direito a 40% de desconto em multas a partir do fim do ano

CNH Digital: funcionalidade de acesso a maior desconto em multas de trânsito só estará disponível aos condutores do RS entre dezembro e janeiro / Foto: Divulgação

Condutores gaúchos levarão mais tempo para acessar o novo serviço online de quitação de multas com descontos de até 40% sobre o valor total. O serviço ainda precisa ainda de ajustes de integração do banco de dados gaúcho com o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE), do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran). A oportunidade é oferecida pela plataforma digital da carteira nacional de habilitação (CNH).

O Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran-RS) espera concluir esse processo em três meses. Com a adesão completa, o pagamento virtual estará liberado entre dezembro e janeiro, prevê o órgão, caso não haja imprevistos no trâmite.

Para acessar o mecanismo, é preciso fazer o download da carteira digital de trânsito (CDT), na App Store (iOS) ou Google Play (android). Ao instalar e realizar o cadastro, é preciso baixar a CNH, informando o número de registro da habilitação e um código de segurança, impresso no canto inferior direito do verso do documento — essa funcionalidade só está disponível para documentos mais recentes, emitidos a partir de maio de 2017. Finalizada a etapa, a CNH poderá ser apresentada como um documento original em abordagens de órgãos de segurança.

Atualmente, o desconto para quem paga uma multa antes do vencimento é de 20%. Para ter direito aos 40%, é preciso abrir mão de recorrer da infração na Justiça e deixar de receber as cartas com as multas pelos Correios.

Advertisement
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região