17.5 C
Cachoeira do Sul
sábado, 6 março, 2021 - 06:07
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Maus-tratos: equipe resgata cadela no Beco dos Trilhos

Crédito: SMMA

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente resgatou uma cadela vítima de maus-tratos. A denúncia, feita oficialmente via protocolo da Prefeitura de Cachoeira do Sul, informava que no Beco dos Trilhos (Bairro Santo Antônio) havia uma residência com nove cães confinados em um espaço reduzido, insalubre e sem acesso ao sol. Acompanhados pelos policiais da Patrulha Ambiental (Patram), a equipe de fiscais do Centro Municipal de Proteção Animal de Cachoeira do Sul (Cempra) foi até o local. A ação ocorreu nesta quinta-feira (14).

Crédito: SMMA

A casa estava fechada com corrente e cadeado na entrada, mas a proprietária – uma senhora de 61 anos, que não mora no local – foi chamada e permitiu o acesso da equipe. Ao verificar o local, foi confirmada a denúncia. Apesar da maioria dos animais apresentarem boas condições de saúde, uma cadela adulta, de porte médio, apresentava severas lesões na pele (dermatite), que podem ter sido causadas por sarna ou excesso de pulgas.

Crédito: SMMA

A cadela foi recolhida para tratamento e ficará aos cuidados da Secretaria de Meio Ambiente até estar apta a ser destinada para adoção. Com relação aos outros oito animais, a proprietária foi notificada providenciar as condições adequadas ao bem-estar dos cães. A situação seguirá sendo acompanhada pela pasta municipal, que encaminhará o caso ao Ministério Público. A proprietária foi também foi conduzida para a Delegacia de Polícia, onde foi feito registro de ocorrência.

A importância da denúncia formalizada

O secretário Geraldo Fogliarini ressaltou a importância da denúncia formalizada para que se possa dar o devido andamento ao caso. “É muito importante que o denunciante entenda que a formalização de sua denúncia é a garantia de um processo transparente. Desta forma, ela terá uma origem, uma fiscalização, uma destinação e uma resposta aos encaminhamentos”, explicou.

Crédito: SMMA

Fogliarini destacou ainda que em casos em que a ação precise ser providenciada no mesmo momento, como é o caso de animais em via pública (bovinos e equinos), a denúncia pode ser feita via setor de trânsito ou Brigada Militar, que serão os responsáveis por acionar o acompanhamento da Secretaria de Meio Ambiente.

O responsável pela pasta citou o exemplo de uma vaca que estava na BR-153, nas proximidades do Trevo do Horbach, e foi vista através das câmeras de videomonitoramento. “Neste caso, a própria Brigada Militar, ao notar o animal na pista, nos acionou”, exemplificou o secretário.

Crédito: SMMA
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região