13.8 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 28 setembro, 2020 - 06:50
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Mao Tsé-tung: há 44 anos, falecia o líder revolucionário

Crédito: Getty Images

No dia 9 em setembro de 1976, falecia o fundador do Partido Comunista chinês. Mao Tsé-tung, em 1949, proclamou a República Popular da China. A data foi marcada por uma mescla de alívio e luto imposto por Pequim. O líder revolucionário representou a libertação na China, mas também sofrimento com experiências sociais que terminaram em catástrofe.

Mao Tsé-tung nasceu em 26 de dezembro de 1893, na província de Hunan, no centro da China. Filho de uma pobre família de lavradores, viveu em um país devastado pela corrupção e imerso em um colapso econômico.

Foram 22 anos de guerra civil e da campanha militar contra os agressores japoneses até Mao Tsé-tung e seu Partido Comunista alçarem ao poder.

A tentativa de Mao de industrializar a nação com o chamado “Grande Salto Adiante” causou uma das maiores fomes da história. A consequência foi o triste número de 30 milhões de mortos.

No ano de 1966, a Revolução Cultural teve início. Mais uma vez, o resultado foi uma década de caos, milhares de mortos e famílias destruídas. O motivo? O real motivo era tirar do caminho seus adversários dentro do próprio partido.

Advertisement