JOSÉ OTÁVIO: PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO NO DEBATE DO SIPROM

Por
JOSÉ OTÁVIO: PROPOSTAS PARA EDUCAÇÃO NO DEBATE DO SIPROM
ELEIÇÕES 2020
5 de novembro de 2020 - jog0511

Crédito: Reprodução

No debate promovido pelo Sindicato dos Professores Municipais de Cachoeira do Sul na noite desta quarta-feira (4) contou com a participação dos sete candidatos a prefeito.

Confira as propostas de JOSÉ OTÁVIO GERMANO para a área da Educação (conforme seu plano de governo):

  • Gestores Escolares – Criar uma política própria para escolha de Diretores e Vice-Diretores que garanta à
    comunidade escolar o direito de escolher seus representantes, observando a legislação vigente
  • Educação Infantil – Viabilizar a expansão gradativa da oferta de vagas para a Educação Infantil, modalidade creche, de 0 a 3 anos e assegurar o atendimento das crianças de 4 (quatro) a 5 (cinco) anos na modalidade Pré-Escola. Intensificar a implementação correta do Referencial Curricular da Educação Infantil, direcionando seus objetivos ao processo de alfabetização na idade certa
  • Ensino Fundamental – Garantir a universalização do acesso ao Ensino Fundamental de 9 (nove) anos,
    para toda a população de 6 (seis) a 14 (quatorze) anos, através da campanha Busca Ativa, assegurando que pelo menos 95% (noventa e cinco por cento) dos alunos concluam essa etapa na idade  recomendada. Assegurar a manutenção da universalização da oferta do Ensino Fundamental de 9
    anos a toda população de 6 a 14 anos, promovendo não só a permanência mas, sobretudo,
    uma aprendizagem efetiva que leve ao desenvolvimento das habilidades básicas de ler-escrever-interpretar e calcular, buscando atingir as metas definidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)
  • Apoio Pedagógico em Turno Inverso – Implementar, em nível escolar, o atendimento em Salas de Apoio Pedagógico (reforço escolar), em turno inverso, para garantir uma aprendizagem com qualidade, iniciando pelos três primeiros anos do Ensino Fundamental
  • Educação em Tempo Integral – Proporcionar, gradativamente, a Educação em Tempo Integral aos estudantes da rede municipal, através de projetos educativos, assistenciais, culturais, esportivos e de lazer, buscando parcerias com as demais Secretarias Municipais e/ou diferentes segmentos da
    sociedade
  • Classe Específica – Implantar classes específicas para estudantes com distorção idade/ano, em turno
    alternativo, possibilitando avanços
  • Atendimento Educacional Inclusivo – Garantir para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à
    educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de atendimento educacional inclusivo, em Salas de Recursos Multifuncionais ou serviços especializados, públicos ou conveniados, oferecendo apoio pedagógico aos profissionais envolvidos com esta clientela e programas de acessibilidade através de parcerias com o Governo Federal
  • Equipe Multidisciplinar – Implantar uma Equipe Multidisciplinar na Secretaria Municipal de Educação, composta pelas seguintes profissionais: Neuropsicopedagoga, Psicopedagoga, Psicóloga, Assistente Social, Fonoaudióloga para atendimento aos estudantes da rede municipal de ensino e suporte às
    famílias e aos profissionais da educação
  • EJA – Inovar o ensino da modalidade EJA, através de projetos, programas e/ou currículos inovadores que mantenham o estudante na escola, respeitando suas especificidades, reduzindo a taxa de analfabetismo e incentivando a clientela à entrada ao mercado de trabalho
  • Transporte Escolar – Reavaliar e implementar ações pertinentes ao Transporte Escolar, garantindo a
    manutenção, regularização e qualidade da frota, visando a segurança dos estudantes e professores
  • Merenda Escolar – Priorizar a qualidade, variedade, armazenamento e conservação dos gêneros
    alimentícios da Merenda Escolar destinados às escolas da rede municipal, com fiscalização periódica do Conselho de Alimentação Escolar-CAE, contribuindo para a qualidade de vida dos alunos
  • Capacitação e Valorização dos Profissionais – Promover capacitação permanente para aperfeiçoamento e valorização dos profissionais da educação e qualificação dos mesmos, através de cursos nas diversas áreas do conhecimento, constituindo-se fator de qualidade na oferta de ensino. Proporcionar aos profissionais da educação da rede municipal de ensino, cursos de formação para apropriação de conhecimentos relativos à cultura digital
  • Infraestrutura e Recursos Humanos – Elaborar planejamento, juntamente com as equipes diretivas, quanto às ações de melhoria da infraestrutura das escolas, bem como da necessidade de recursos humanos suficientes, garantindo um ensino-aprendizagem de qualidade
  • Plano de Carreira e Difícil Acesso – Assegurar as vantagens estabelecidas no Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. Realizar estudo, em parceria com o Sindicato dos Professores Municipais,
    referente aos valores pagos pela gratificação de difícil acesso para professores que trabalham na zona rural
  • Projetos e Ações – Estabelecer parceria entre a Secretaria de Educação e as demais Secretarias  Municipais em projetos e ações que venham a contribuir para a melhoria da qualidade da educação pública municipal
  • Concurso Público – Entabular estudo para abertura de Concurso Público dos profissionais da Educação com o objetivo de suprir as vagas reais da rede municipal de ensino, obedecendo as normas e legislação vigente

Acompanhe como foi a participação do candidato no debate: