José Otávio assina concessão do piso nacional aos agentes de saúde e endemias

Por 29 de julho de 2022

O prefeito José Otávio Germano assinou na tarde desta sexta-feira, o documento que concede o Piso Nacional aos agentes de saúde e combate a endemias do Município de Cachoeira. Cachoeira do Sul é uma das primeiras cidades, assim como com relação ao dos professores, em cumprir a constituição e oferecer o piso nacional.

O novo piso nacional dos agentes de saúde será de R$ 2.424,00, o que representa R$ 800 de diferença em seus vencimentos e atende ao cumprimento à Emenda Constitucional 120, aprovada pelo Congresso Nacional. O Município possui 67 agentes admitidos através de concurso público. Eles atuam em 16 unidades de saúde e cumprem carga de 40 horas semanais.

Esses profissionais são fundamentais para a garantia da saúde da população cachoeirense. Coube a eles, durante a pandemia, toda a fiscalização aos positivados. São eles que estão na linha de frente no combate à dengue e, também aqueles que realizam, diariamente, as visitas domiciliares, tornando-se figuras fundamentais na saúde da família, pois possibilitam que as necessidades da população cheguem à equipe de profissionais das unidades de saúde. “Só temos agradecimentos a estes profissionais. A saúde de Cachoeira passa pelas mãos de cada um deles”, destacou o secretário da Saúde, Marcelo Figueiró.

A agente de saúde, Andréa Colbeich, que falou em nome dos colegas, estava bastante emocionada. “Nosso grupo já foi muito mal visto, mas somos servidores que trabalham muito. Há entre nós profissionais graduados e qualificados para exercer seu papel com muita dedicação”, frisou ela.

José Otávio também enfatizou que o momento foi importante, pois reafirma que a valorização dos servidores é uma das bandeiras do Governo Municipal. “Cada um de vocês é merecedor deste piso salarial e de nosso respeito”, justificou.

A concessão do piso nacional aos agentes de saúde e endemias é retroativa ao mês de maio deste ano.