O candidato a prefeito de Cachoeira do Sul José Otávio Germano foi enfático hoje ao afirmar que “é preciso se preocupar com a causa animal, tema mundialmente discutido que ganha importância para ensinar às próximas gerações que tratar bem e cuidar de seus bichinhos de estimação nos torna pessoas melhores e gera reciprocidade e carinho de parte deles”. Germano anunciou que vai construir hospital de pequeno porte para os animais domésticos, restaurar e investir mais no Centro Municipal de Proteção Animal (Cempra) além de comprar veículo e adaptar um “castramóvel” que percorrerá bairros e periferia com veterinário e enfermeiro para ajudar as pessoas mais carentes a cuidar de seus cães e gatos.
Ele revelou que, na companhia da sua noiva, Vanessa Simon, recebeu em sua casa protetoras voluntárias, entre elas a Coordenadora da ONG Associação de Proteção S.O.S Animais, Waldívia Toledo, a protetora Adriana e a sargento Cátia, que é aposentada da Patrulha Ambiental da Brigada Militar, buscando estudar e obter mais informações sobre o assunto. “Todas dedicadas, apaixonadas por esta causa, conhecedoras do assunto, voluntárias experientes, e que me orientaram muito a respeito”, esclarece.
A ideia é a criação de um departamento especializado vinculado à Secretaria de Inclusão Social que serão criados “para fazer de Cachoeira do Sul uma referência na defesa da causa dos animais”, acrescenta.
Ele conclui lembrando que os veterinários ensinam que “além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal pois salva centenas ou milhares de outros, já que, na prática, impede que nasçam mais e acabem abandonados. Para ONGs e organizações que atuam na defesa dos direitos dos animais, castrar é uma medida emergencial das mais importantes para o controle populacional de animais de rua”, finaliza.