20.1 C
Cachoeira do Sul
sábado, 5 dezembro, 2020 - 15:43
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Joe Biden: quem é o novo presidente dos Estados Unidos?

Joe-Biden
Crédito: Reprodução/Facebook

O candidato democrata Joe Biden será o novo presidente dos Estados Unidos, segundo cálculos de meios de comunicação norte-americanos, depois de ter conseguido os 20 votos do estado da Pensilvânia. Dados da agência Reuters apontam que o democrata teve 273 delegados, enquanto o republicano Donald Trump teve 214.

Joe Biden foi vice-presidente dos Estados Unidos no governo de Barak Obama e será o presidente mais velho a assumir a Casa Branca, aos 78 anos.

A contagem de votos ainda não foi finalizada e pode ser contestada por ações judiciais.

Joe Biden
Crédito: Divulgação

História – Joseph Robinette “Joe” Biden Jr nasceu em Scranton, em 20 de novembro de 1942. O presidente eleito dos Estados Unidos é ainda advogado.

Filiado ao Partido Democrata, foi o 47º vice-presidente dos Estados Unidos de 2009 a 2017. Entre 1973 e 2009, exerceu seis mandatos consecutivos como senador pelo Delaware, período em que presidiu importantes comitês do Senado. Foi eleito o 46º presidente dos Estados Unidos na eleição de novembro de 2020 após derrotar o presidente Donald Trump.

Posições políticas – Biden é caracterizado como um democrata moderado. Entre suas posições políticas, apoiou o déficit público como forma de estímulo fiscal no rescaldo da Grande Recessão de 2009, o aumento dos gastos com infraestrutura proposto pelo governo Obama, o transporte em massa (incluindo subsídios para a Amtrak, ônibus e metrô), o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e a descriminalização da maconha.

Um método que os cientistas políticos usam para avaliar a ideologia de um político é comparar as classificações anuais dadas pelas organizações Americanos por Ação Democrática (ADA) e a União Conservadora Americana (ACU).Em 2008, Biden tinha uma pontuação geral dada pela ADA no espectro liberal de 72%, enquanto a ACU concedeu-lhe um índice de 13% no espectro conservador. Usando outra métrica, possui uma média liberal de 77,5% segundo o National Journal em 2008.

Joe Biden
Crédito: Divulgação

O Almanaque da Política Americana, que classifica os votos dos congressistas como liberais ou conservadores no espectro político em três áreas, indicou que, entre 2005 e 2006, Biden era 80% liberal e 13% conservador na economia, 78% liberal e 18% conservador em assuntos sociais e 71% liberal e 25% conservador na política externa. Tais posições não mudaram muito ao longo do tempo; suas classificações liberais na década de 1980 também estavam na faixa de 70 a 80%.

Vários grupos de defesa de determinados temas deram pontuações ou notas a Biden sobre o quão bem seus votos se alinharam com as posições do grupo. Os grupos que lhe deram melhores notas foram a Associação Nacional para o Progresso de Pessoas de Cor (100% em 2006), a Human Rights Campaign (95% em 2008), a União Americana pelas Liberdades Civis (91% em 2008) e a AFL-CIO (86% de índice geral). Por outro lado, recebeu classificações baixas da Associação Nacional de Rifles (nota F em 2007) e da Coalizão Cristã da América (12% como média geral).

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região