20.5 C
Cachoeira do Sul
sábado, 5 dezembro, 2020 - 11:39
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

Ghignatti destaca “conquista” da UFSM para Cachoeira do Sul

Crédito: Divulgação

A campanha de Sérgio Ghignatti em busca de sua reeleição conta com uma lembrança especial: a instalação da UFSM em Cachoeira do Sul. “Desde que botei o pé para estudar na Universidade Federal de Santa Maria, alimentei o sonho de que uma cidade que possui um curso superior gratuito de qualidade encontra o caminho para se desenvolver”, introduz o candidato. “Nossa cidade hoje já concretizou este sonho. O ano de 2019 pode ser definido como o ano em que o campus da UFSM foi consolidado em Cachoeira do Sul”, completa.

Segundo recorda Ghignatti, “houve a ocupação dos primeiros prédios no campus definitivo no Passo d’Areia como um marco na história da Unidade Universitária”. Em março, os alunos “já puderam começar o semestre tendo aulas nos novos prédios, que abrigam salas de aula, laboratórios e ateliês, além de uma unidade do Restaurante Universitário”. “E este foi só o começo de um projeto mais extenso. Em breve, serão entregues os próximos prédios que compreendem mais dois blocos que salas de aula, quatro prédios de laboratórios, uma casa administrativa e a Casa do Estudante”, garante.

A UFSM/Cachoeira tem cerca de 1 mil alunos regularmente matriculados. São 190 novas vagas abertas a cada semestre, divididas entre os cursos de Arquitetura e quatro engenharias. Além dos estudantes que vêm para o município, também os professores e funcionários da universidade ajudam a movimentar a economia local, gerando emprego e renda.

São mais de 50 alunos que recebem auxílio-moradia para conseguir manter seus estudos na cidade, além de auxílio alimentação e auxílio-transporte. Ainda foram desenvolvidos mais de 200 projetos no campus, entre pesquisa, ensino e extensão, como o que abalizou a criação da rotatória. “GG foi quem primeiro investiu nesse sonho, desde o seu primeiro governo quando adquiriu o terreno, deflagrando a mobilização comunitária pela vinda da universidade, que se tornou o grande divisor de águas na história do desenvolvimento de Cachoeira do Sul e região”, destaca a campanha.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região