Força-tarefa trabalha na montagem do Centro de Combate à Covid

Por
Força-tarefa trabalha na montagem do Centro de Combate à Covid
ATUALIZAÇÃO / COVID-19
25 de maio de 2021 - centro

 

Exército colabora com a montagem do Centro. Foto: Divulgação

Começou na manhã desta terça-feira (25) a montagem pela Secretaria da Saúde de Cachoeira do Sul do Centro de Combate à Covid-19 (CCV), que funcionará no CTG Os Gaudérios, na zona norte da cidade, a uma quadra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O CCV  funcionará todos os dias, das 9 horas às 21 horas, ininterruptamente.

Uma força-tarefa reunindo Defesa Civil e Exército mais servidores da Saúde trabalham para estruturação do CCV, para que o funcionamento ocorra a partir desta quinta-feira (27).

O objetivo do CCV é desafogar O Centro de Triagem localizada na UPA com atendimento dos casos considerados mais leves do coronavírus, com o encaminhamento dos casos mais graves para as redes de urgência, emergência ou hospitalar.

A  expectativa da Secretaria da Saúde é de mobilizar uma equipe de 20 profissionais na nova unidade, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e administrativo, assim como agentes comunitários de saúde, além de manter uma ambulância à disposição para as possíveis transferências.

Para o CCV serão direcionados pacientes com sintomas gripais. No entendimento do secretário da Saúde, Marcelo Figueiró, a ideia é minimizar os impactos decorrentes da pandemia não só na UPA mas também nos postos de saúde, “permitindo que estes retornem às suas atividades essenciais, como o acompanhamento das pessoas com doenças crônicas, pré-natal, imunização, entre outras”, complementa o secretário Figueiró.

IDENTIFICAÇÃO PRECOCE

Estudos comprovam que cerca de 80% dos casos da Covid-19 se manifestam de forma leve e moderada e podem ser manejados na Atenção Primária à Saúde. Nesse sentido, esse nível de atenção é capaz de exercer a contenção da transmissibilidade do coronavírus ao reduzir a ida de pessoas com sintomas leves aos serviços de urgências ou hospitais, atuando na identificação precoce dos casos graves com o adequado manejo das pessoas com síndrome gripal.

MUTIRÃO DO EXÉRCITO

O comando do 3º Batalhão de Engenharia e Combate destinou 17 soldados para a tarefa de desinfecção e organização do espaço no CTG Os Gaudérios. A força-tarefa dos militares continua nesta terça-feira em conjunto com a equipe técnica/operacional da Saúde e Defesa Civil.