O Brasil está oficialmente fora da disputa do Oscar 2019. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou, na noite desta segunda-feira (17), os pré-candidatos de nove categorias da premiação que avançaram para próxima rodada de votação.
Nesta etapa, “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, ficou de fora da competição na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. O longa, que abriu o 46° Festival de Cinema de Gramado, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema em setembro para representar o Brasil na 91ª edição do Oscar.
Os longas estrangeiros que avançaram para a próxima fase foram: “Birds of Passage” (Colômbia); “The Guilty” (Dinamarca); “Never Look Away” (Alemanha); “Shoplifters” (Japão); “Ayka” (Cazaquistão); “Capernaum” (Líbano); “Roma” (México); “Cold War” (Polônia) e “Burning” (Coreia do Sul).
Além de Melhor Filme Estrangeiro, a Academia anunciou os pré-finalistas nas categorias de Melhor Documentário, Curta-Documentário, Maquiagem e Figurino, Trilha Sonora, Canção Original, Curta-Metragem de Animação, Curta-Metragem e Efeitos Especiais.
Os indicados finais serão oficialmente anunciados no dia 22 de janeiro de 2019. A premiação acontece no dia 24 de fevereiro.