Favorita entre as famosas e acessível a todos – Conheça a Yoga

Por 22 de junho de 2022

No dia 21 de junho, é comemorado o Dia da Yoga, uma modalidade de ciência com mais de 5 mil anos que busca conectar o corpo e a mente através de exercícios e meditação. A data foi criada pelo Primeiro Ministro da Índia, Narendra Modi, que protocolou a proposta junto à Organização das Nações Unidas (ONU) que, por sua vez, acatou a data. Ela é marcada pelo solstício de verão no Hemisfério Norte, ou seja, o dia mais longo do ano, algo com diversos significados em todo o mundo.

Como a modalidade amplia a sua inteligência emocional e capacidade corporal, não faltam adeptos em todo o mundo, com uma grande lista de celebridades brasileiras que são praticantes de Yoga, nomes como Grazi Massafera, Isis Valverde, Sabrina Sato, Gisele Bundchen, Fernanda Lima, dentre tantas outras.

Já entre os nomes mais renomados internacionalmente, podemos citar ícones como a rainha do pop Madonna, a cantora Beyoncé, as atrizes Jennifer Aniston e Gwyneth Paltrow e mais uma extensa gama de praticantes.

Sobre a modalidade, a cantora, atriz e ícone pop Madonna afirma que: “Yoga é uma metáfora da vida: você não pode ter pressa, tem que ir devagar, não julgar a si mesmo e apenas respirar, deixar acontecer. É o exercício para a sua mente, seu corpo e sua alma”, comenta a popstar que é praticante da modalidade desde os anos 1990.

No entanto, a modalidade não é exclusividade dos famosos, visto que se trata de uma prática relativamente acessível. Tomando como base o estúdio Holística Yoga, localizado no município de Armação dos Búzios, existem planos mensais que se iniciam em R$ 199,00 e até mesmo aulas avulsas por R$ 70,00, algo que está dentro da realidade de quem procura por Yoga Búzios.

Se você tem interesse em praticar Yoga, saiba que existem diversas técnicas, afinal, é uma ciência com mais de 5 milênios de existência e grande penetração em diversas culturas. Ainda assim, as mais comuns são a Hatha Yoga e Vinyasa Yoga.

Para quem desconhece esses modelos, a Hatha Yoga é considerada uma das modalidades mais clássicas, que combina exercícios de respiração e posturas que auxiliam no preparo físico, para elevar a flexibilidade e força do corpo. Ainda que seja um dos tipos mais clássicos, ainda é amplamente recomendado para iniciantes e muito difundido na nossa cultura ocidental.

Já a Vinyasa Yoga, é uma modalidade mais dinâmica, com sequências de posturas que seguem um fluxo de movimentos coordenados com a respiração, ainda assim, não há uma sequência fixa de posturas e tão pouco uma determinação de tempo, ainda que a permanência das posturas sejam curtas.

Se você tem interesse em praticar Yoga, procure por uma destas técnicas, e então, caso sinta interesse em alguma novidade, progrida para outras propostas. Lembre-se apenas de buscar por um estúdio referência, garantindo que os profissionais gabaritados sejam responsáveis por propagar todas as instruções corretas e ofereça um local com a imersão necessária para alcançar a maior concentração possível.