18.6 C
Cachoeira do Sul
terça-feira, 18 maio, 2021 - 14:11
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • RURAL
  • Em Capão do Leão, Ranolfo participa da abertura oficial da colheita do arroz

Em Capão do Leão, Ranolfo participa da abertura oficial da colheita do arroz

Autoridades participaram da tradicional chuva de arroz promovida pelas colheitadeiras em operação / Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, participaram da 31ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz, na tarde desta quinta-feira (11/2), no município de Capão do Leão. O evento ocorreu na Estação Experimental Terras Baixas, da Embrapa Clima Temperado, com a presença do vice-presidente Hamilton Mourão.

Com 944.841 hectares semeados na safra 2020/2021, o Rio Grande do Sul é responsável por cerca de 70% da produção nacional de arroz, de acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

Ranolfo Mourão abertura colheita do arroz
Ranolfo recepcionou o vice-presidente Hamilton Mourão / Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O vice-governador destacou a importância do setor arrozeiro na economia gaúcha. “Gera mais de 30 mil empregos diretos e são cerca de 200 municípios que dependem desta cultura, especialmente na metade sul. Por isso a importância de estarmos aqui hoje, prestigiando este evento e este setor que tem uma relevância substancial para o nosso Estado”, disse Ranolfo.

Ranolfo abertura colheita do arroz 2
Autoridades participaram da tradicional chuva de arroz promovida pelas colheitadeiras em operação / Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

O evento, que marca a abertura da colheita no Rio Grande do Sul, reuniu produtores e lideranças da orizicultura no Estado durante três dias, com o tema “os novos rumos do sistema de produção”. Durante a cerimônia oficial, as autoridades participaram da tradicional chuva de arroz promovida pelas colheitadeiras em operação.

O secretário Covatti Filho reafirmou os compromissos do governo do Estado com o setor arrozeiro por meio de uma série de ações, como a reestruturação do Irga. O órgão desenvolveu cerca de 65% das cultivares utilizadas nesta safra. “Estamos fazendo uma reestruturação administrativa do Irga, com fortalecimento orçamentário, para que se consiga dar maior assistência ao produtor orizícola. Além disso, está em andamento a questão do terminal logístico do arroz no porto de Rio Grande, para dar a resposta que o setor necessita”, garantiu.

Em seu pronunciamento, o vice-presidente Hamilton Mourão exaltou os produtores do Rio Grande do Sul. “Quero realçar a resiliência e força de vontade dos nossos arrozeiros, que superaram inúmeros obstáculos e, com isso, contribuíram decisivamente para a segurança alimentar do povo brasileiro”, declarou.

Ranolfo abertura colheita do arroz
Vice-governador destacou a importância do setor arrozeiro na economia gaúcha, que gera mais de 30 mil empregos diretos / Crédito: Itamar Aguiar/Palácio Piratini
Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região