Dicas para secar peças maiores na lava e seca

Por 20 de maio de 2021

Dicas para secar peças maiores na lava e seca

O processo de secagem de peças maiores, como edredons, lençóis, travesseiros e até cortinas precisa ser feito de forma diferente do modo de secagem de roupas comuns. Para evitar que a lava e seca apresente um mau funcionamento durante a secagem destas peças maiores, fique atento ao modo correto de secagem de cada item.

Confira algumas dicas para saber a melhor forma de secar edredons, roupas de cama e travesseiros.

Como secar cobertores e edredons

Antes de falar destas peças maiores, verifique se a secadora está funcionando corretamente. Caso esteja apresentando falhas ou defeitos, procure um profissional especializado para avaliar o equipamento. Uma assistência técnica lava e seca Samsung pode ser a melhor solução para a sua secadora.

A secagem de cobertores e edredons é feita utilizando um ciclo com nível de aquecimento baixo na secadora. Caso queira adicionar um perfume extra à peça, use amaciantes em folhas (toalhas perfumadas). Para que o processo de secagem atinja o cobertor ou edredom por igual, remova a peça da secadora na metade do ciclo e reinsira no equipamento.

Para garantir que o cobertor ou edredom esteja completamente seco, é recomendado estender a peça no varal por algum tempo antes de guardar de volta nos armários ou gavetas. Além disso, verifique se os componentes da lava e seca, como filtros de fiapos e o trocador de calor estejam funcionando corretamente.

Se notar falhas ou defeitos em alguns componentes da secadora, entre em contato com uma assistência técnica Samsung para que os técnicos realizem um serviço especializado de manutenção e reparo do equipamento.

Confira o material do cobertor ou edredom

Para realizar o processo de secagem do cobertor ou do edredom, confira se a peça é feita de algodão ou de poliéster, porque há uma diferença no tipo de ciclo de secagem para cada material. Confira as recomendações para cada tipo de tecido.

Como secar cobertores e edredons de algodão

Para economizar tempo e garantir que os cobertores e edredons de algodão sejam secos uniformemente, remova o item da secadora a cada quinze minutos, ou mais, e o reinsira na secadora. Em seguida, retire a peça da lava seca enquanto ela estiver um pouco úmida, para evitar que encolha. Assim que feito, pendure o cobertor ou edredom e finalize a secagem.

Como secar cobertores e edredons de poliéster

Para realizar o processo de secagem de cobertores e edredons de poliéster, utilize o ciclo “Frio ou Sem Calo”. Os de poliéster também necessitam de uma secagem uniforme, por isso, os remova da secadora a cada quinze minutos, ou mais, e os reinsira na lava e seca. Por fim, remova os itens da secadora ainda úmidos e os pendure para realizar uma secagem completa.

Como secar lençóis e roupas de cama

Roupas de cama, como os lençóis, precisam de um cuidado especial na hora do processo de secagem. Altas temperaturas da secadora podem causar o encolhimento e o enrugamento de suas peças de cama. Fique atento às etiquetas encontradas nas peças e confira quais as temperaturas ideias para cada tipo de material.

Os ciclos de secagem recomendados para roupas de cama são o “menos seco” e o de “baixo calor”. Caso não consiga configurar estes modos de secagem, seja por algum defeito técnico ou falha no painel de controle da secadora, entre em contato com uma assistência técnica lava e seca Samsung.

Como secar travesseiros

Assim como os cobertores e edredons, os ciclos de secagem de travesseiros variam conforme o tipo de material, seja algodão ou poliéster. Antes de começar o processo de secagem, verifique a etiqueta do travesseiro e se certifique de que não haja restrições para secá-lo na lava e seca.

Para realizar a secagem do travesseiro de poliéster, espalhe o enchimento antes de inseri-lo na secadora. Interrompa o ciclo a cada quinze minutos e remova os travesseiros. Este ciclo pode levar mais tempo, mas garante uma secagem uniforme.

No caso dos travesseiros de algodão, utilize o ciclo de “secagem baixa”. Para garantir que fiquem afofados, utilize anéis ou bolas secadoras. Para garantir a secagem uniforme, faça como o processo de secagem de cobertores e edredons e pare o ciclo a cada quinze minutos, para tirar e colocar o travesseiro na lava e seca.

Por que as roupas encolhem?

O encolhimento das peças durante o processo de secagem acontece por conta do modo que as peças foram fabricadas. Durante a fabricação, há um processo de esticar as fibras naturais de alguns tipos de tecidos, como o algodão, a lã e o linho. Assim que as roupas passam pela secadora, uma temperatura alta faz com que as fibras voltem para a condição normal, causando o encolhimento.

O que fazer quando a secagem não estiver boa

A secadora pode apresentar problemas durante o processo de secagem de roupas, seja pelo excesso de itens dentro do equipamento, fiapos e resíduos no filtro ou vazamento do tanque de água. Todos estes exemplos podem ocasionar em uma secagem não uniforme das roupas.

Se durante a secagem de roupas, a secadora apresentar problemas, pode ser devido a uma falha técnica do equipamento. Por isso, procure técnicos especializados, que possam avaliar sua lava e seca. A assistência técnica Samsung, em São Paulo, pode ser a solução do seu problema.