Dicas para aproveitar melhor os cartuchos de tinta

Por 20 de maio de 2021

Dicas para aproveitar melhor os cartuchos de tinta

Você já precisou realizar a impressão de um documento com urgência, mas sua impressora não tinha tinta o suficiente para imprimir? Além de não serem baratos, os cartuchos de impressão são itens delicados, que dependem de cuidados diários para manter a durabilidade. Para que a vida útil das peças dure mais, é necessário saber como utilizar o produto corretamente e ter o cuidado devido.

Para evitar que sua impressora fique sem tinta na hora da impressão, confira algumas dicas de como aproveitar o cartucho de tinta melhor.

Utilize a impressora periodicamente

O recomendado é utilizar o cartucho de impressão ao menos uma vez a cada semana, para que não tenham entupimentos nem tintas ressecadas. Usar o cartucho regularmente evita que a tinta resseque, além de impedir uma queima e mau funcionamento da cabeça do cartucho, o uso periódico evita que problemas ocorram na hora da impressão.

Alguns sites recomendam a utilização de secadores de cabelo, vapor d’água e até água morna para resolver o problema de ressecamento, porém nenhum destes métodos é recomendado nem comprovado como eficaz. Assim que receber o aviso de esgotamento do cartucho na hora da impressão, substitua o cartucho.

Substitua o cartucho de tinta corretamente

Na hora de colocar ou retirar um cartucho de tinta da impressora, tome cuidado e realize o procedimento com o máximo de cuidado e delicadeza. Uma dica é não deixar o cartucho desembalado por tempo demais, apenas o retire da embalagem na hora que for inseri-lo na impressora. Uma exposição desnecessária e em excesso do cartucho ao ar pode causar diminuição da vida útil da peça.

Lembre-se também de não encostar na cabeça do cartucho, porque isso pode causar um entupimento e influenciar em possíveis falhas de impressão.

Como instalar o cartucho de impressão

Para instalar um novo cartucho de impressão, leia o manual do fabricante e saiba o modo correto de inserir a peça em sua impressora. Os modos de instalação podem variar com os tipos de impressoras. Após instalar o cartucho, realize os testes e procedimentos de alinhamento.

Confira os modos de impressão

Para melhor configurar o seu perfil, utilize os modos de impressão disponíveis em sua impressora. Existem vários modos de impressão que variam com o modelo, marca e sistema operacional da impressora, seja ela uma impressora multifuncional, que realiza impressões, digitaliza documentos e faz cópias, ou uma comum.

Um exemplo destes diferentes modos de impressão é o econômico ou rascunho, que utiliza menos tinta e menos esforço do cartucho para realizar a impressão. Este modo é recomendado para impressões mais rápidas, que não necessitem de muita qualidade, como textos.

Outra dica importante é utilizar cartuchos que sejam remanufaturados ou compatíveis. Este tipo de cartucho passa por um processo de recarga e de reciclagem, sendo muito utilizado em impressoras do tipo laser ou jato de tinta, com os cartuchos inkjet ou toner. Estes cartuchos de toner possuem tinta em pó e são carregados com as cores primárias: ciano, magenta, amarelo e preto (CMYK).

Não ignore os sinais de falha

Se as impressões começarem a apresentar falhas, não dê continuidade na impressão, muito menos tente forçar a utilização dos cartuchos de tinta. Verifique se a impressora emitiu algum sinal de falha e tente descobrir qual é o problema do equipamento, seja erro de alinhamento, necessidade de reinstalação de drivers, limpeza da cabeça da impressão ou esgotamento de tinta nos cartuchos.

Os cartuchos de tinta coloridos foram feitos para uma utilização precisa, ou seja, não adianta forçar o uso após o esgotamento de tinta, porque isso pode causar danos, comprometer a qualidade de funcionamento e até mesmo resultar na perda total do cartucho.

Verifique o manual de sua impressora, independente da marca, seja ela uma Plotter ou uma HP. Procure pelos procedimentos corretos em caso de falhas na hora da impressão, que podem acontecer devido ao mau encaixe da peça na impressora, falta de limpeza na cabeça de impressão ou até mesmo reinstalação dos drivers do produto.