20 C
Cachoeira do Sul
segunda-feira, 12 abril, 2021 - 01:19
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • ESPECIAL
  • Dia do Maçom: data é comemorada neste dia 20 no Brasil

Dia do Maçom: data é comemorada neste dia 20 no Brasil

No dia 20 de agosto, comemora-se o Dia do Maçom Brasileiro. De acordo com o Grande Oriente do Brasil, a mais antiga associação maçônica brasileira, a Maçonaria é uma sociedade religiosa, apesar de não ser uma religião, que acredita na criação do universo por meio de um único princípio criador, que é regulador, absoluto, supremo e infinito, chamado de Grande Arquiteto do Universo, ou seja, Deus. Baseada nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade, a maçonaria tem como lema ‘Ciência-Justiça-Trabalho’.

A Maçonaria tem como objetivo a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes, além de unir os homens entre si, admitindo, assim, pessoas de todos os credos religiosos, sem distinção.

Joaquim Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrada / Crédito: Reprodução

A história da maçonaria

A palavra “maçon” vem do francês e quer dizer “pedreiro”, já que os primeiros membros da ordem eram construtores de catedrais e monumentos.

A ordem surgiu no Brasil em 1822, mesmo ano em que um movimento de maçons liderados por Gonçalves Ledo e José Bonifácio de Andrade e Silva culminou na Proclamação da Independência do Brasil.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região