Detran-RS amplia tempo de prova teórica de habilitação para candidatos com dislexia e déficit de atenção

Por 1 de agosto de 2022

Habilitação: candidatos com transtornos que impliquem necessidade de maior tempo de leitura devem estar atentos às regras para ter direito à ampliação do tempo de prova / Foto: Divulgação

 

O Detran-RS colocou em vigor nesta segunda-feira (1º) a ampliação do tempo de duração de exames teóricos de habilitação para candidatos com dislexia e transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH). O tempo será o dobro do oferecido para os demais candidatos nas provas. As medidas estão previstas em portaria do departamento.

Candidatos com surdez ou deficiência auditiva, além do tempo extra, serão acompanhados por servidor que tenham conhecimento em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), além de terem acesso a vídeos com a linguagem. O condutor em formação com dislexia também poderá ser acompanhado por servidor para leitura de prova ou ter suporte de software especializado.

Para ter direito ao serviço, o candidato deverá apresentar laudo emitido por profissional da área da saúde em que conste o diagnóstico de TDAH, dislexia ou outro transtorno que implique em perturbação na capacidade de leitura ao médico perito durante o exame de aptidão física e mental.

O atendimento especializado deve ser solicitado pelo Centro de Formação de Condutores (CFC) à Divisão de Exames do Detran-RS, que estabelecerá cronograma para o candidato.