CTG Tropeiros da Lealdade completa 65 anos

Por 11 de agosto de 2021

Uma das entidades tradicionalistas mais longevas de Cachoeira do Sul, o CTG Tropeiros da Lealdade completa nesta quarta-feira (11) 65 anos de existência. Fundado em 11 de agosto de 1956, o CTG Tropeiros é uma das referências do tradicionalismo gaúcho, pois lançou no decorrer de sua existência inúmeros protagonistas da cultura na dança, declamação, chula, declamadores e eventos festivos culturais.

A entidade é administrada há mais de uma década pelo patrão Paulo Machado. Para marcar a data, duas lives foram promovidas durante o último final de semana. No sábado )7), Clenio Bibiano e Marcelinho da Gaita tocaram e cantaram por cerca de duas horas pelas redes sociais. No domingo (8), foi a vez do grupo Makina Bailera emprestar a sua arte para comemorar o aniversário de seis décadas e meia do CTG Tropeiros.

Durante a semana, está prevista uma programação de vídeos de associados, personalidades cachoeirenses e de representantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em razão da pandemia do novo coronavírus, nenhuma atividade presencial pode ser promovida pelo CTG Tropeiros para marcar o seu aniversário. Em vídeo nas redes sociais, o prefeito de Cachoeira do Sul, José Otávio Germano, destacou o protagonismo do CTG Tropeiros da Lealdade no tradicionalismo local e regional. José Otávio é sócio remido da entidade.

Com 1.400 metros quadrados de área construída, o CTG Tropeiros da Lealdade fica na Rua Horácio Borges, no Bairro Soares. Foi palco da Vigília do Canto Gaúcho e de vários outros festivais, assim como já promoveu rondas e fandangos que marcaram época no tradicionalismo de Cachoeira do Sul.