Covid: Sábado será para cachoeirenses colocarem vacina em dia

Por 7 de janeiro de 2022

Quem precisa se vacinar contra a Covid-19 não vai ter desculpa desta vez. A Prefeitura de Cachoeira do Sul, através da Secretaria Municipal da Saúde, organizou para este sábado, um mutirão de vacinação na Praça José Bonifácio, área central da cidade. Cerca de 50 profissionais se revezarão das 10 horas às 18 horas.

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró, será oferecida primeira dose para adolescentes e adultos, segunda dose, dose de reforço (chamada também de terceira dose) e dose de reforço da Janssen. Além disso, será disponibilizada vacina contra a influenza para quem ainda não fez, já que existe circulação do vírus H3N2.

O secretário enfatiza que a Secretaria da Saúde está ampliando a oportunidade de vacinação além dos dias e horários habituais dos postos de saúde para oferecer a oportunidade que todos se imunizem. “A população precisa compreender a importância da vacina no combate à pandemia e desta forma avançarmos para que todos tenham o esquema vacinal completo, inclusive com a dose de reforço. Ela precisa ser colocada como prioridade a ser tomada assim que estiver chegado o período estipulado”, frisa. A dose de reforço deve ser feita quatro meses após a segunda dose.

TESTAGEM

Durante o mutirão será oferecida também a testagem de antígeno e RT-PCR para quem necessitar. Marcelo explica que os profissionais que atuarão no mutirão definirão qual o melhor teste para cada caso.

“Será uma forma de darmos suporte para a UPA. Não teremos médico no local, mas se algo for necessário, como uma receita, laudo ou atestado, isso será feito através do serviço de telemedicina” – secretário Marcelo Figueiró