Covid: 1 ano após 1ª aplicação em Cachoeira, crianças serão imunizadas

Por 11 de janeiro de 2022

Exatamente um ano após ser aplicada a primeira dose de vacina em um cachoeirense, será aplicada a primeira dose de vacina em criança no Município. A partir do dia 19 (quarta-feira da semana que vem), inicia a vacinação das crianças entre 5 anos e 11 anos contra a Covid-19, que começará simultaneamente em todos os municípios do Rio Grande do Sul. Cachoeira do Sul tem 11.748 crianças nesta faixa etária.

Os primeiros vacinados serão crianças com alguma deficiência permanente ou comorbidade, como hipertensão, diabetes ou asma, ou imunossuprimidos. Crianças indígenas, de comunidades quilombolas e moradores de abrigos para crianças também estarão entre os prioritários. As crianças sem comorbidades compõem o próximo grupo a ser imunizado. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas.

Segundo informações do Ministério da Saúde, a primeira remessa de 1,248 milhão de doses deve chegar ao Brasil na quinta-feira e distribuída aos Estados na sexta-feira. Outros dois lotes com a mesma quantidade devem ser entregues ao país nos dias 20 e 27.

A aplicação ocorrerá em sala exclusiva, com espaço para recepção de crianças e responsáveis, que deverão permanecer no local por 20 minutos. Os locais de vacinação em Cachoeira do Sul serão divulgados nos próximos dias. É preciso receber a confirmação da quantidade de vacina que virá para o Município para definir as estratégias.

Na quarta-feira e quinta-feira, a Secretaria da Saúde (SES) e o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Consems) capacitarão vacinadores indicados pelos municípios sobre a aplicação do imunizante. O encontro será on-line.

O Plano de Operacionalização da Vacinação de Crianças de 5 a 11 anos deve ser publicado pela SES nesta terça-feira.