Comissão de Saúde confere funcionamento do 1º dia do Centro de Atendimentos

Por 19 de maio de 2022

A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Cachoeira do Sul, formada pelos vereadores Magaiver Dias (PSDB), Luís Paixão (Progressitas) e Jeremias Madeira (PL) realizou na tarde desta quinta-feira,  visita ao Centro de Atendimentos (antigo Plantão 24 horas) para conferir o funcionamento da unidade aberta com finalidade para desafogar a Unidade de Pronto Atendimento.

Durante a visita, os parlamentares conversaram com a equipe de atendimento da unidade, que até as 16h30 já havia atendido 60 pacientes, sendo 19 deles encaminhados da UPA. Todos considerados na classificação de baixa complexidade. Apenas uma paciente foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento.

O vereador Magaiver, que também é presidente da Comissão de Saúde, reiterou sua preocupação com o problema da superlotação da UPA. “Diariamente muitos cachoeirenses nos procuram relatando a demora no atendimento, a saúde é uma questão que dever ser prioridade sempre. Após muitas cobranças, foi aberto este Centro de Atendimento, que irá funcionar até as 17 horas. A minha preocupação é que essa medida talvez não seja suficiente para sanar o problema”, informou Magaiver.

UPA

Os parlamentares também realizaram visita na UPA, onde participaram de reunião com a coordenadora, Paola Concari. Até as 15 horas, a unidade já havia realizado cerca de 130 pacientes, sendo 80 classificados de baixa complexidade. “Hoje, a UPA funciona como um postão. O paciente chega no posto de saúde e aàs vezes necessita esperar cerca de 30 dias para poder consultar. Então, ele procura a UPA, pois sabe que irá receber o atendimento médico e irá sair atendido. Não acabaram as filas nos postos. Elas apenas foram transferidas para a UPA e para os cadernos de agendamento”, destacou o vereador Paixão.