25.2 C
Cachoeira do Sul
sábado, 17 abril, 2021 - 15:01
Cachoeira do Sul e Região em tempo real

CACHOEIRA BATE RECORDE DE VACINAÇÃO DIÁRIA

Crédito: Ass. Com.

As equipes de profissionais da área de Saúde envolvidos na vacinação da população cachoeirense contra  Covid estão em comemoração após o fechamento dos dados deste sábado (27). Segundo levantamento da Secretaria Municipal da Saúde, Cachoeira do Sul bateu o recorde de aplicação de doses em um único dia. Foram 940 doses aplicadas no drive thru e 1.698 nas unidades sanitárias, totalizando 2.638 doses da vacina.

Com base nos números apurados pela pasta, o total aplicado na campanha em Cachoeira alcança 15.787 vacinados na primeira dose e 1.493 aplicações da segunda dose.

Vacinação

A população cachoeirense atendeu ao chamado da Secretaria Municipal da Saúde e a grande procura acabou com o estoque de vacinas contra a Covid-19 na manhã deste sábado (27). Em aproximadamente quatro horas, esgotaram-se as 950 doses reservadas para a estratégia de imunização rápida nos automóveis, o drive thru, iniciado às 7 horas, no Parque da Fenarroz. Todas as senhas distribuídas tiveram atendimento garantido. Mas para isso, o Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) precisou recorrer ao estoque de sobras que excedeu em pelo menos 50 unidades a remessa enviada nesta fase pelo Estado, que foi de 2,4 mil aplicações. A chamada perda técnica dos frascos tem girado em torno dos 10%. “O povo está de parabéns por entender a urgência que o imunizante nos pede e que o momento não é de mantê-lo nas geladeiras, mas de proporcionar as oportunidades de que a proteção chegue a cada um dos cidadãos”, explica o secretário municipal da Saúde, Marcelo Figueiró.

Para a vacinação contra o Coronavírus que também ocorria nas unidades de saúde (US1/INSS, US4/Centro Social Urbano e US14/Bairro Marina), a pasta municipal destinou outras 1,5 mil doses. Com isso, a campanha de imunização contra a Covid está temporariamente suspensa até a chegada de nova reposição de vacina. Segundo a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde, a previsão é para a próxima semana.

A décima remessa foi zerada em 21 horas. Pelos cálculos da organização, cerca de 100 servidores das áreas técnicas e operacionais da Prefeitura de Cachoeira do Sul estiveram envolvidos na campanha de combate ao Coronavírus neste sábado (27), seja nos postos de saúde ou no drive Thru. Foram 80 funcionários da Secretaria da Saúde, mais colaboradores das Obras, Defesa Civil, Meio Ambiente, Secretaria do Trabalho e Assistência Social, Agricultura e Pecuária.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região