19.6 C
Cachoeira do Sul
sábado, 23 janeiro, 2021 - 06:50
Cachoeira do Sul e Região em tempo real
  • Inicio
  • ECONOMIA
  • Bandeira vermelha deixa conta de luz mais cara em dezembro

Bandeira vermelha deixa conta de luz mais cara em dezembro

Crise hídrica e aumento do consumo de energia levaram Aneel a decidir por retomar a bandeira vermelha nas contas de luz / Foto: EBC

A bandeira tarifária das contas de energia elétrica entra na cor vermelha no mês de dezembro. A confirmação foi feita nesta segunda-feira (30) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e entra em vigor nesta terça-feira (1º).

Na prática, isso significa que, na energia consumida neste mês, cada 100 quilowatts-hora contabilizados nos medidores das unidades consumidoras custarão R$ 6,243.

Em maio deste ano, a agência havia definido que a bandeira verde seria acionada até o fim de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus. No entanto, em reunião extraordinária, eles decidiram que a queda no nível de armazenamento dos reservatórios das usinas hidrelétricas e a retomada do consumo de energia justificavam o aumento.

Em entrevista à imprensa, o diretor-geral da Aneel, André Pepitone, recomendou atenção à população. “Com o anúncio da bandeira vermelha patamar 2 é importante que os consumidores busquem evitar o desperdício de água e energia”, observou.

Portal OCorreio
Portal de notícias de Cachoeira do Sul e Região