Alerta: ciclone pode atingir RS entre terça e quarta

Por 14 de maio de 2022

Crédito: Metsul

Um ciclone com trajetória e característica atípicas, com alto risco meteorológico, pode atingir do Rio Grande do Sul entre terça-feira e quarta-feira. O alerta foi feito pela Metsul Meteorologia neste sábado. O conjunto de dados já permite antecipar a possibilidade de vento forte a intenso no Sul e no Leste do RS.

Ainda segundo a Metsul, o ciclone avança do mar em direção ao continente com ameaça de vento muito forte com rajadas por várias horas, oferecendo perigo de danos estruturais e transtornos em serviços públicos. A probabilidade é elevada apontando transtornos para a população. Nos piores cenários, o risco de impactos é considerao grave.

O cenário meteorológico projetado por modelos gerados via supercomputadores é incomum e foge ao que normalmente se observa na atuação de ciclones nas latitudes médias da América do Sul.

O ciclone também deve acompanhar uma massa de ar frio e impulsionará queda da temperatura em ao menos metade dos estados brasileiros, havendo a expectativa de mínimas baixas e formação de geada, especialmente no Sul, Centro-Oeste e do Sudeste do território brasileiro.