A revitalização do antigo Bar América virou uma novela sem fim

Por 21 de maio de 2022

Prédio localizado no centro já foi a atração da cidade. Fotos: Cacau Moraes.

A revitalização do antigo prédio do Bar América, na Rua Sete de Setembro, na Praça José Bonifácio, no centro de Cachoeira do Sul, por enquanto está só na promessa. A reportagem apurou que uma verba de R$ 170 mil destinada no ano passado, pela Prefeitura para a reforma do prédio, não existe mais. Na prática, não foi levada adiante a ideia para transformar o local em um centro cultural.

O chamado Bar América, que já foi centro de distribuição de campanha do agasalho, oficina de artesanato, de música e até um posto/central da Brigada Militar, está abandonado. Nas décadas de 70 e 80, era uma atração. O bar era um “point” da cidade. Shows, bate-papo, bons lanches, era o centro das atenções. Quem chegava à cidade, o programa era tomar um “chopinho” no Bar América.

Além disso, quando o Carnaval de Rua da cidade era na Rua Sete de Setembro, o Bar América era o local preferido. Após a dispersão das escolas e blocos, o ponto de encontro e desencontros era o América. Havia mesas por todo o lado e vez que outra podia ocorrer alguns desentendimentos, mas isto era raro.

Com o passar do tempo sem manutenção e pintura, o prédio foi se deteriorando. Em governos passados houve tentativa de dar um aproveitamento para o Bar América, no entanto, com as redes elétrica e hidráulica com problemas e infiltrações, nada foi possível e também neste meio tempo não surgiram interessados em reativar antigo bar.

ATENÇÃO

Em dezembro de 2028, no governo do ex-prefeito, Sergio Ghignatti, o projeto de aproveitamento do Bar América deu zebra. Na época, a Prefeitura informou que pela segunda vez “ficou sem interessados a concorrência para a cessão onerosa do prédio que abrigou no passado o Bar América”. Na tentativa de dar uma nova imagem ao local, o governo implantou duas pracinhas de crianças ao redor do prédio. Foi uma boa ideia e são hoje muito frequentadas.

IMPORTANTE

Em 23 de fevereiro de 2021 surgiu uma luz no fim do túnel. O Núcleo Municipal da Cultura recebeu uma visita técnica de representantes do campus Cachoeira do Sul da UFSM. A ideia era dar início ao projeto de revitalização do antigo Bar América. A ideia era abrigar no local a futura Secretaria Municipal da Cultura, cujo projeto de criação está em tramitação na Câmara de Vereadores.

A visita técnica constatou a precária situação em que se encontrava o prédio em função do seu abandono. Teria ficado acertado que a UFSM iria apresentar um projeto tendo como base um estudo já realizado pelo departamento técnico da Prefeitura no ano de 2017, mas que não teve o devido prosseguimento.

E AGORA

Enquanto não existir ampla mobilização pela reforma e o devido aproveitamento, o antigo Bar América seguirá abandonado em um dos cartões postais da cidade, que é a Praça José Bonifácio. A área da cultura da cidade ainda espera que algo seja feito ainda este ano, mas se desestimula porque a verba reservada para a revitalização do prédio caiu no caixa único da Prefeitura e foi absorvida para compromissos diversos.

IDEIASOs cachoeirenses dão sugestões para o antigo Bar América. Um centro cultural é a proposição que ganha mais adeptos. Afinal, o local poderia ser transformado em sede da cultura da cidade com shows, apresentações diversas, através de um cronograma que seguramente receberia o prestígio dos cachoeirenses.

Ainda existe esperança. Afinal, com a possível criação da Secretaria da Cultura, o atual governo poderá determinar o aproveitamento do antigo Bar América. Do jeito que estão não pode ficar. Os diversos órgãos da cultura são parceiros sempre. Até porque não fica bem para os cachoeirenses um prédio público abandonado no centro da cidade.