Telda cria programa para fornecer absorventes às alunas de baixa renda

Por
Telda cria programa para fornecer absorventes às alunas de baixa renda
CACHOEIRA DO SUL
20 de outubro de 2021 - telda20out

Pauta ganha visibilidade, após veto de Bolsonaro / Crédito: Ass. Com.

A vereadora Telda Assis, do PT, lançou o projeto de lei 110/202 que institui o programa municipal de fornecimento de absorventes higiênicos às alunas de baixa renda, sendo feito um cadastro na escola para distribuir gratuitamente. “Assim, estaremos colaborando em debater a falta de saneamento básico, de dinheiro e de acesso aos absorventes, que causam prejuízos a saúde da mulher, principalmente nas adolescentes que precisam de orientações sobre o tema”, justifica a parlamentar.

A pauta ganhou maior visibilidade nacional com a expressão “pobreza menstrual” ganhando destaque, após o presidente Jair Bolsonaro vetar a distribuição gratuita de absorvente menstrual para estudantes de baixa renda de escolas públicas e pessoas em situação de rua ou de vulnerabilidade extrema. A decisão, publicada na edição do dia 7 do Diário Oficial da União, argumenta que o texto do projeto não estabeleceu fonte de custeio.

A proposta, de origem na Câmara dos Deputados, foi avalizada pelo Senado no dia 14 de setembro e seguiu para a sanção do presidente.

Crédito: Ass. Com.


LEIA TAMBÉM: Pobreza menstrual: o que é?