Proximidade da Revolução Farroupilha acendeu alerta
Em 24 de setembro de 1835, antevendo problemas com a ordem e segurança públicas em razão do estouro da Revolução Farroupilha, o Juiz de Paz do Centro oficiou à Câmara Municipal comunicando-a da situação:
Officios = Do Js. de Páz do Centro = 24 de Septembro Corr.e = Que se responda disendo que com magoa recebeo a nuticia que no mesmo dá, porem que muito lhe louva o Zello que tem tomado sobre o bem estar
do Municipio e que espera que Continue na serteza de que a Camara o cuadjuvara em tudo que estiver a seu Alcance. Que se fassa Publico por Editais fazendo Constár que no Municipio riscos não há de Ser perturbado; que sem que a Camara espera em Seus habitantes hajao de prestar se com união e obdiencia as Leys e a Authoridades legalm.e constituidas huma vez que o corrão serconstancias que exijão. E por ser dada a hora o Senr” Prezidente levantou a seção E para Constar se lavrou a presente Acta em que assignarão perante mim Manoel Alves Ferrás Junior Secret.º que o escrevÿ
Joze Pereira da Silva
Joaquim Gomes Pereira
João Antonio Galvão
Antonio Joaqm. Barboza
Joaqm. Correa d’Olivra
Manoel Alvares dos Stos. Pessôa
Os alertas foram feitos acerca de um momento que estava desenhado com tintas de crise e perigo. O conteúdo do ofício recebido pelo Juiz de Paz com o alerta para a Câmara, além do edital lançado, devem ter desaparecido durante o período da guerra. No entanto, o tempo não foi capaz de inutilizar o encadernado que abriga as atas das sessões.
MEMÓRIA
O português Manoel Alves (ou Alvares) Ferraz, nascido na Freguesia de São Vicente de Alfena, no dia 5 de setembro de 1781, era filho de Antonio Alvares Coelho Pinto e Maria da Silva Flores Camelo. Em Cachoeira, foi grande proprietário e criador de gado.
Em 1820, foi nomeado 2º tabelião e escrivão dos órfãos e no dia 17 de março de 1830, acabou empossado como Juiz de Órfãos. De 1827 a 1829, desempenhou a atividade de Juiz de Sesmaria. Sua esposa, Inocência Umbelina de Jesus, neta de João Pereira Fortes, deu-lhe 13 filhos, sendo seis homens e sete mulheres. Acabou morrendo de parto aos 43 anos.
O nome de Manoel Alves Ferraz consta dentre os grandes doadores para as obras da Igreja Matriz. Faleceu no dia 16 de outubro de 1858, aos 77 anos. O corpo foi solenemente encomendado por todos os sacerdotes e sepultado em catacumba do Cemitério das Irmandades.