Inicia na próxima segunda-feira, a obra para o asfaltamento da Rua David Barcelos, no Centro de Cachoeira do Sul. Na tarde desta sexta-feira, já foi colocada a placa indicativa da obra e neste domingo, a partir das 19 horas, o trânsito entre a Rua Otto Mernak e Juvêncio Soares (primeira parte da obra) será fechado. A previsão é de que às 8 horas de segunda-feira, abra a movimentação para a obra, que será feita pela Asfaltosul, de Porto Alegre, com investimento de R$ 1.838.303,01, valor conquistado através do programa Pavimenta RS, do Governo do Estado.
A primeira etapa será a escavação para dar nivelamento e resistência nos pontos onde o calçamento costuma afundar. A maior parte dos pontos que precisam de nivelamento são onde a Corsan teve obras recentemente. Para fazer esse trabalho, o empresário Gilberto Rolin, da Asfaltosul, planeja fechar a David Barcelos de trechos em trechos para minimizar os transtornos para os cachoeirenses. Não é possível estimar o tempo que cada quadra ficará fechada, pois dependerá da condição do solo que encontrarem na hora de fazer o nivelamento.
Junto a esta etapa, a Corsan, através da empresa terceirizada Podolak, levantará o nível das tampas onde ficam as válvulas de distribuição de água e as tampas para acesso à rede de esgoto. Cada uma delas precisa ficar 5 centímetros mais alta. Depois que todo o trecho entre Otto Mernak até a Rua Bento Gonçalves estiverem nivelados é que a Asfaltos começa a colocação do asfalto propriamente dito.
A Secretária de Planejamento, Cláudia Scarparo e o engenheiro civil, Maurício Anton, estiveram no local nesta sexta-feira acompanhando os últimos detalhes antes do início da obra. “Iniciamos na segunda-feira uma obra muito importante para a cidade. Haverá os transtornos típicos de uma obra, mas pedimos que comunidade entenda que é algo breve e para garantir mais qualidade de vida para todos.”, sintetiza ela.
TRÂNSITO – A partir das 19 horas deste domingo, o trânsito de veículos na David Barcelos já será bloqueado e precisa ser desviado. Quem segue em direção a zona norte da cidade pode ingressar na Rua Otto Mernak, ir até a Isidoro Neves da Fontoura e de lá voltar pela Juvêncio Soares até chegar novamente a David Barcelos, na esquina do Posto SIM. É este o trajeto que será usado pelo transporte coletivo urbano. Outra alternativa é ir pela Rua Ernesto Alves, Anibal Loureiro e ingressar na Pinheiro Machado.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Geraldo Fogliarini, os contêineres serão deslocados para as ruas transversais, buscando mantê-los o mais perto possível do ponto original, mas respeitando o limite para manobra de caminhões.
A obra de asfaltamento compreende a Rua David Barcelos e trecho da Bento Gonçalves ainda sem asfalto e parte do trecho entre a Rua Aparício Borges e Avenida Brasil.