21ª Fenarroz terá vacinação contra a covid-19

Por 12 de outubro de 2021

Encontro entre a Comissão Executiva da 21ª Fenarroz e a Secretaria Municipal da Saúde viabiliza a imunização do público durante a feira. FOTO: MILOS SILVEIRA / 21ª FENARROZ

Uma reunião entre a Comissão Executiva da 21ª Fenarroz – Multifeira Internacional e a Secretaria Municipal da Saúde definiu nesta terça-feira (12) que será disponibilizada à população a vacinação contra a covid-19. A decisão foi tomada em conjunto para estimular as pessoas a se imunizarem, principalmente aquelas que não tomaram sequer a primeira dose, e completar o esquema vacinal para quem tomou apenas uma dose da vacina.

No encontro entre o presidente da 21ª Fenarroz, coronel Francisco de Paula Vargas Júnior, e o secretário Marcelo Figueiró, ficou estabelecido que a vacinação já começa a partir da tarde desta terça-feira e se estenderá até o término da programação da feira, que se encerra no domingo (17). O horário da vacinação será das 10h às 22h. “Acreditamos que essa será uma maneira de a Fenarroz ajudar a estimular as pessoas a se vacinarem e, assim, acelerar a imunização dos cachoeirenses”, destacou o presidente Francisco. “Para a Secretaria Municipal da Saúde, essa união de esforços com a Fenarroz é muito importante para que possamos vencer a pandemia”, destacou o secretário Figueiró.

ACOMPANHAMENTO

Pessoas com idades entre 18 e 39 anos que chegarem a qualquer um dos portões da Fenarroz para ingressar ao parque sem terem tomado pelo menos a primeira dose só poderão permanecer no evento se aceitarem ser acompanhadas por um colaborador da feira até o estande da Secretaria Municipal da Saúde, no pavilhão de exposições, para receber a vacina. Quem tem acima de 40 anos e tiver tomado somente a primeira dose também só poderá aproveitar a feira se aceitar ser acompanhado até o estande da SMS.

Ainda sobre o público acima de 40 anos, uma questão que foi bastante salientada na reunião é que quem – nessa faixa de idade – não tomou nem mesmo a primeira dose poderá iniciar o seu esquema vacinal na Fenarroz, mas não poderá permanecer na feira. A recomendação da SMS é de que quem estiver nessa situação até tenha a consciência de evitar se dirigir até o evento e que inicie logo a sua imunização num dos postos de saúde de Cachoeira do Sul, para o bem da sua saúde e a segurança do público em geral.

Para comprovar ter recebido a vacina para ingresso ao parque, é obrigatória a apresentação da carteira de vacinação. Menores de 18 anos estão dispensados de comprovar a vacinação para o ingresso ao Parque da Fenarroz.

Quem não estiver em dia com o esquema vacinal deve apresentar resultado de teste RT-PCR ou antígeno feito com no máximo 48 horas de antecedência ao dia de comparecimento à 21ª Fenarroz.

O uso de máscara é obrigatório em todas as dependências da feira e há disponibilidade de álcool em gel e outros meios de higienização das mãos em todo o parque.

O QUE DIZ O DECRETO MUNICIPAL COM O PROTOCOLO ESPECÍFICO PARA A 21ª FENARROZ:

– Durante a 21ª Fenarroz, poderão se fazer presentes no Parque de Exposições de forma simultânea até 2,5 mil pessoas, entre público, trabalhadores, expositores e responsáveis pela realização da feira. Para as atividades realizadas no ginásio Arrozão, serão permitidas simultaneamente até 800 pessoas, entre público e demais envolvidos na realização dos eventos.

– Para ingressar na feira, o público entre 18 e 39 anos deve estar com pelo menos a primeira dose da vacina contra a covid-19 em dia. Quem tem a partir de 40 anos deverá comprovar o esquema vacinal completo (duas doses ou uma dose da vacina de dose única). Quem não estiver em dia com o esquema vacinal deve apresentar resultado de teste RT-PCR ou antígeno feito com no máximo 48 horas de antecedência ao dia de comparecimento à 21ª Fenarroz.