Torneiras secas: temporal deste domingo deixou sem energia o sistema de captação de água no Rio Jacuí / Foto: Divulgação
A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) enfrenta novas dificuldades para assegurar o abastecimento de água em Cachoeira do Sul. O temporal deste domingo (2) deixou sem energia o ponto de captação de água no Rio Jacuí, o que levou a Corsan a ter de acionar um gerador de energia para manter as bombas de sucção de água bruta em funcionamento.
No entanto, o gerador começou a demonstrar sinais de superaquecimento nas primeiras horas da tarde desta segunda-feira (3), o que levou a direção da Corsan a decidir por reduzir a capacidade de funcionamento do equipamento. Com a alta demanda de consumo de água devido ao calorão, os bairros da zona norte da cidade ficaram sem água.
A RGE trabalha no conserto da rede elétrica para restabelecer o fornecimento de energia para o sistema de captação da Corsan. Como o problema na rede aconteceu num local de difícil acesso, a previsão de retorno da luz é para o final da tarde e a tendência é de que o abastecimento de água para as comunidades da parte alta de Cachoeira do Sul se normalize até o fim da noite desta segunda-feira.