Ícone do site Cachoeira do Sul em tempo real

Zilá Breitenbach assume quarto mandato

Eleita para seu quarto mandato em um pleito que classificou como difícil, Zilá Maria Breitenbach credita sua reeleição ao trabalho realizado. “Vejo a meu favor os projetos de lei aprovados e as propostas que defendo. Além disso, voto naquilo que é bom para o Estado, naquilo que o Rio Grande precisa”, avalia. Em entrevista para a jornalista Ana Pozzobom direto de Porto Alegre, a parlamentar mostrou expectativa com 2019. Zilá recebeu 24.115 votos – 2.257 votos em Cachoeira do Sul. Sua maior votação aconteceu em Três Passos, onde já foi prefeita, conquistando 3.128 votos. Recebeu ainda 2.257 votos em Cachoeira do Sul; e 1.263 em Porto Alegre.

Deputada conversou com reportagem da 99.1 Mais FM / Foto: AL

Na 55ª Legislatura pretende prosseguir no mesmo caminho, defendendo bandeiras como a ética no serviço público, a pesquisa agropecuária, a necessidade de biodigestores, a ampliação e fortalecimento de modais de transporte, e a educação. “Este, para mim, é o quesito essencial. Com uma melhor educação, tudo melhora ao redor, como a saúde e, especialmente, a segurança”, considera.

Natural de Três de Maio, onde nasceu em 19 de novembro de 1941, ela é professora e foi prefeita de Três Passos por dois mandatos (1996 e 2000). Em 2006, foi eleita deputada estadual e, em 2010, reeleita. Liderou a bancada do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) no Legislativo rio-grandense, entre 2013 e 2014, tendo ocupado anteriormente este mesmo posto durante o governo de Yeda Crusius.

Na 54ª Legislatura, coordenou a Frente Parlamentar em Defesa das Vítimas de Violência e lançou as frentes parlamentares em Defesa da Pesquisa Agropecuária e de Apoio à Matriz Produtiva dos Biodigestores. É autora da Lei Ficha Limpa RS (Lei 14.869/2016), que proíbe que condenados por desvio de dinheiro público assumam cargos efetivos, cargos de confiança (CCs) e exerçam função gratificada nos órgãos públicos do Estado. Também é de sua autoria a lei que instituiu a Ouvidoria Especial das Crianças e Adolescentes (OECA) que fará parte do Sistema de Ouvidorias do Estado do Rio Grande do Sul.

Sair da versão mobile