Wolverine: todos os trajes

Por
Wolverine: todos os trajes
OCNERD!
4 de setembro de 2024 - Wolverine / Crédito: Marvel

Wolverine é o melhor que existe no que faz, e seus trajes sempre o ajudaram a viver de acordo com essa reivindicação feroz. Desde seus primeiros dias com os X-Men até as missões solo que o levaram aos cantos mais sombrios do Universo Marvel, os visuais memoráveis ​​de Logan ajudaram a torná-lo um ícone. Embora Wolverine nunca tenha sido tímido em pular para a batalha em roupas casuais como jeans e uma camiseta, seus trajes oficiais marcaram suas eras distintas e destacaram diferentes aspectos de sua vida e personalidade complexas.

Enquanto a Marvel celebra os 50 anos do Wolverine, vamos relembrar alguns dos trajes mais importantes de Logan. Vamos analisar esses visuais icônicos e o que os torna únicos, assim como Logan se prepara para vestir o traje novamente para WOLVERINE (2024) #1 por Saladin AhmedMartin CoccoloBryan Valenza e Cory Petit do VC.

X LIVES OF WOLVERINE (2022) #5 capa variante por Russell Dauterman
X LIVES OF WOLVERINE (2022) #5 capa variante por Russell Dauterman

TRAJE ORIGINAL DO WOLVERINE

Ostentando um traje desenhado por John Romita Sr. , Wolverine estreou durante uma luta entre o Hulk e o Wendigo em INCREDIBLE HULK (1962) #180 por Len Wein e Herb Trimpe . Este traje forneceu a base para muitos dos visuais posteriores de Wolverine e consistia em um traje amarelo com listras pretas de tigre, um cinto vermelho, calções azuis, luvas, botas e ombreiras. Emitido a ele pelo Departamento H do Canadá , este traje também apresentava um capuz com pequenas orelhas e bigodes ao redor da boca de Logan. Logan manteve este visual durante sua primeira aparição completa em INCREDIBLE HULK (1962) #181 por Wein e Trimpe.

Capa do INCRÍVEL HULK (1962) #181 por Herb Trimpe, John Romita Sr. e Gaspar Saladino
Capa do INCRÍVEL HULK (1962) #181 por Herb Trimpe, John Romita Sr. e Gaspar Saladino

WOLVERINE E SEU TRAJE CLÁSSICO

Quando Wolverine se juntou aos X-Men em GIANT-SIZE X-MEN (1975) #1 por Len Wein e Dave Cockrum , ele vestiu o traje que se tornaria seu visual mais icônico. Enquanto este traje manteve a aparência amarela listrada de seu primeiro traje com acessórios principalmente azuis, ele estendeu as orelhas pretas no capuz de Wolverine e tirou os bigodes.

Wolverine manteve esse visual durante a década de 1970 e usou uma versão ligeiramente modificada novamente na década de 1990. Esse traje ecoa as cores dos uniformes originais dos X-Men, e Logan adotou esse visual sempre que quis enfatizar seu relacionamento com a equipe.

Capa de WOLVERINE (1988) #94 por Adam Kubert
Capa de WOLVERINE (1988) #94 por Adam Kubert

TRAJE DE FANG

Após uma batalha com a Guarda Imperial Shi’ar rasgar seu traje, Wolverine adotou brevemente o traje de Fang , um guerreiro alienígena que ele derrotou, durante “The Phoenix Saga” em UNCANNY X-MEN (1863) #107 por Chris Claremont e Dave Cockrum . Este traje consistia em um terno marrom e amarelo-alaranjado com vários ossos ao redor da clavícula e antebraço.

Assim que Logan retornou à X-Mansion , ele trocou esse traje e voltou ao seu traje clássico. No entanto, Laura Kinney e Daken —ambos filhos de Logan— usaram brevemente versões desse traje, e o esquema de cores desse visual ecoou em algumas das escolhas de trajes posteriores de Logan.

IRON FIST (1975) #14 arte de John Byrne, Dan Green e Bruce Patterson
IRON FIST (1975) #14 arte de John Byrne, Dan Green e Bruce Patterson

TRAJE MARROM

Pouco antes de seu segundo encontro com Wendigo, Wolverine estreou outro de seus visuais mais icônicos — seu traje marrom — em UNCANNY X-MEN (1963) #139 por Chris Claremont e John Byrne . Este traje mescla as cores marrom e amarelo-alaranjado de seu traje Fang com as botas, cinto vermelho e capuz de orelhas longas de seu traje clássico para um visual geral mais simplificado.

Wolverine manteve esse traje durante boa parte dos anos 1980 e início dos anos 1990, tanto como membro dos X-Men quanto em muitas de suas aventuras solo. Embora ele tenha aposentado esse traje, Wolverine retornou brevemente a esse visual favorito dos fãs algumas vezes.

Capa de WOLVERINE (1988) #17 por John Byrne
Capa de WOLVERINE (1988) #17 por John Byrne

TRAJE DE MADRIPOOR

Durante suas aventuras na nação insular Madripoor , Wolverine começou a usar um body azul escuro sem mangas em MARVEL COMICS PRESENTS (1988) #8 por Chris Claremont e John Buscema . Wolverine usou esse traje pela primeira vez em uma missão para ajudar seu amigo Tyger Tiger a se tornar o maior senhor do crime da ilha, e ele o manteve durante algumas de suas primeiras missões solo. Logan ocasionalmente combinava esse visual com um cinto vermelho ou uma faixa de tinta camuflada nos olhos.

Nessa época, Wolverine também operava disfarçado como Patch. Quando ele operava sob esse pseudônimo, ele cobria seu olho esquerdo com um tapa-olho e frequentemente usava um smoking branco.

UNCANNY X-MEN (1963) #257 arte de Jim Lee, Josef Rubinstein e Glynis Oliver
UNCANNY X-MEN (1963) #257 arte de Jim Lee, Josef Rubinstein e Glynis Oliver

UNIFORME DE TREINAMENTO X-MEN

Depois de serem espalhados pelo mundo por um portal místico chamado Siege Perilous, os X-Men se separaram, deixando Wolverine e seus companheiros de equipe para seguirem suas próprias aventuras. Eventualmente, os mutantes reformaram a equipe para enfrentar o governo de Genosha que odeia mutantes, levando os X-Men a adotar uniformes de equipe em UNCANNY X-MEN (1963) #273 por Chris Claremont , Jim Lee , Whilce Portacio , John Byrne , Michael Golden , Klaus Janson , Rick Leonardi , Marc Silvestri e Larry Stroman .

Lembrando os uniformes originais dos X-Men, Moira MacTaggert fez esses macacões de treinamento amarelos e azuis, que foram adotados pela primeira vez por Forge , Banshee e os X-Men da Ilha Muir. No entanto, Wolverine não gostou do traje e rapidamente o abandonou, como vários de seus companheiros de equipe.

UNCANNY X-MEN (1963) #275 capa por Jim Lee, Scott Williams e Rick Parker
UNCANNY X-MEN (1963) #275 capa por Jim Lee, Scott Williams e Rick Parker

CARCAÇU SELVAGEM

Depois que Magneto arrancou o metal adamantium do esqueleto de Wolverine , Genesis — o filho corrompido de Cable — tentou substituir o adamantium perdido de Logan. No entanto, esse processo falhou miseravelmente e enviou Wolverine para um estado selvagem em WOLVERINE (1988) #100 por Larry Hama e Adam Kubert .

Conforme ele se degenerava em um estado mais animalesco, Wolverine usava uma versão rasgada de seu traje clássico azul e amarelo. No lugar de seu capuz usual, Logan usava uma bandana azul ou vermelha sobre seu cabelo longo e desgrenhado até que ele se recuperasse e retornasse ao seu estado mais humano.

WOLVERINE (1988) #105 arte de Val Semeiks, Chad Hunt, Vince Russell, Harry Candelario, Chris Lichtner e Joe Andreani
WOLVERINE (1988) #105 arte de Val Semeiks, Chad Hunt, Vince Russell, Harry Candelario, Chris Lichtner e Joe Andreani

CAVALEIRO DA MORTE

Para impedir que seu rival Dentes-de-Sabre se tornasse mais poderoso do que nunca, Wolverine permitiu que Apocalipse fizesse uma lavagem cerebral nele e o transformasse no Cavaleiro da Morte . Depois que Apocalipse deu ao esqueleto de Wolverine uma nova camada de adamantium, Wolverine estreou como o Cavaleiro mascarado em ASTONISHING X-MEN (1999) #1 por Howard Mackie e Brandon Peterson .

Enquanto um Skrull se passava por Wolverine nos X-Men, o verdadeiro Logan vestia uma armadura azul, usava um cachecol vermelho como capuz e preferia uma espada grande em vez de suas garras. Depois de matar o impostor Logan, Wolverine finalmente recuperou o controle de sua mente com a ajuda dos X-Men.

Capa da revista ASTONISHING X-MEN (1999) #3 por Brandon Peterson, Tim Townsend e Liquid!
Capa da revista ASTONISHING X-MEN (1999) #3 por Brandon Peterson, Tim Townsend e Liquid!

NOVO TRAJE DOS X-MEN

Junto com o resto dos professores mutantes do Instituto Xavier para Alto Ensino, Wolverine vestiu um traje de couro preto em NEW X-MEN (2001) #114 de Grant Morrison e Frank Quitely . Enquanto ele ocasionalmente usava uma jaqueta com amostras amarelas que formavam um “X”, Wolverine geralmente optava por uma jaqueta de couro preta simples com acabamento amarelo e um “X” amarelo no ombro, que ele combinava com calças pretas, botas, etiquetas de identificação e uma camiseta branca ou preta simples. Isso deu a Wolverine uma aparência mais fundamentada, pois os mutantes se tornaram mais uma força cultural em todo o Universo Marvel.

Capa de WOLVERINE (1988) #171 por Sean Chen, Norm Rapmund e Raymund Lee
Capa de WOLVERINE (1988) #171 por Sean Chen, Norm Rapmund e Raymund Lee

TRAJE DE COMBATE

Para algumas missões durante a era dos Novos X-Men, Wolverine usou um traje de combate simplificado a partir de UNCANNY X-MEN (1963) #423 por Chuck Austen e Ron Garney . Inspirando-se em seu traje Madripoor e traje clássico, este visual azul de curta duração apresentava botas, cintos, luvas, listras amarelas de tigre sobre os ombros e um símbolo gigante “X” sobre seu coração. Nessa época, a contraparte mais jovem de Wolverine do Ultimate Marvel Universe usava um traje quase idêntico que brevemente deu a Logan uma aparência unificada em todo o Multiverso.

Capa da revista X-TREME X-MEN (2001) #27 por Salvador Larroca e Liquid!
Capa da revista X-TREME X-MEN (2001) #27 por Salvador Larroca e Liquid!

TRAJE INCRÍVEL DOS X-MEN

Quando os X-Men se rededicaram a ser uma equipe de heróis de face pública, Wolverine começou a usar uma versão atualizada de seu traje clássico amarelo e azul em ASTONISHING X-MEN (2004) #1 por Joss Whedon e John Cassaday . Este traje apresenta painéis laterais azuis com listras de tigre amarelas, botas, um cinto azul, sem calções, ombreiras menores e pequenas orelhas no capuz.

Com pequenas modificações no design, esse traje persistiu como o traje principal do Wolverine durante boa parte dos anos 2000 e 2010, enquanto Logan serviu em várias equipes dos X-Men, se juntou aos Vingadores e abriu a Escola Jean Grey para Ensino Superior.

ASTONISHING X-MEN (2001) #6 arte de John Cassaday e Laura Martin
ASTONISHING X-MEN (2001) #6 arte de John Cassaday e Laura Martin

TRAJE X-FORCE

Quando Ciclope pediu a Wolverine para reformar a X-Force como uma equipe de operações secretas, Logan vestiu um novo traje escuro para suas missões secretas começando em X-FORCE (2008) #1 por Craig Kyle ,  Christopher Yost e Clayton Crain . Este traje preto e cinza tem várias dicas de design do traje marrom de Wolverine. No entanto, sua máscara apresenta lentes vermelhas, dando a Logan uma aparência ainda mais ameaçadora. Enquanto seus companheiros de equipe da X-Force adotaram trajes similarmente suaves, Logan só usou este traje furtivo em missões secretas, e ele raramente usou este traje desde que a segunda encarnação da X-Force se desfez.

X-FORCE (2008) #1 capa por Clayton Crain
X-FORCE (2008) #1 capa por Clayton Crain

TRAJE BLINDADO

Após ser infectado com um vírus por alguns alienígenas do Microverso, Wolverine perdeu seu fator de cura e começou a usar um traje blindado projetado por Kris Anka que poderia protegê-lo durante a batalha em WOLVERINE (2014) #1 por Paul Cornell e Ryan Stegman . Construído pelo Superior Spider-Man , este traje amarelo e preto fortemente fortificado apresenta um grande design em “X” que se estende do abdômen.

Como Logan não conseguia estalar suas garras, esse traje também tinha garras artificiais escondidas em suas luvas. Ele completou esse visual carregando uma arma lateral.

WOLVERINE (2014) #1 arte de Ryan Stegman, Mark Morales e David Curiel
WOLVERINE (2014) #1 arte de Ryan Stegman, Mark Morales e David Curiel

TRAJE DE KRAKOA

Quando os mutantes do mundo se uniram para formar a nação insular Krakoa , Wolverine se juntou a eles com um novo traje marrom em HOUSE OF X (2019) #1 por Jonathan Hickman e Pepe Larraz . Este traje segue o mesmo design básico de seu traje X-Force, mas adiciona as cores marrom e amarelo-laranja a esse visual clássico. Com sua mistura de estilos clássico e moderno, Wolverine manteve este traje como seu visual principal durante a ascensão e queda de Krakoa.

HOUSE OF X (2019) #4 capa de Pepe Larraz e Marte Gracia
HOUSE OF X (2019) #4 capa de Pepe Larraz e Marte Gracia

ARMADURA DE ADAMANTIUM

Em Krakoa, Forge construiu para Wolverine uma armadura de adamantium que ele poderia usar se perdesse seu fator de cura novamente. Quando Dentes-de-Sabre e seu exército de variantes do Multiversal atacaram Wolverine e o despoderaram durante a “Guerra Dentes-de-Sabre”, Logan tirou a Armadura de Adamantium do armazenamento para WOLVERINE (2020) #48 por Benjamin Percy , Victor LaValle e Cory Smith .

Esta armadura cobria quase totalmente Wolverine em adamantium inquebrável, e ele completou este visual com a mística Muramasa Blade. Este traje também poderia restaurar o fator de cura de Logan, e Wolverine o usou para recuperar seus poderes antes de sua luta final com Dentes-de-Sabre.

WOLVERINE (2020) #7 arte de Cory Smith, Oren Junior e Alex Sinclair
WOLVERINE (2020) #7 arte de Cory Smith, Oren Junior e Alex Sinclair