Ao mesmo tempo em que o 2020 se despede, alguns celulares também devem dar tchau, pelo menos para algumas aplicações bem indispensáveis para os usuários. Isso porque esses smartphones devem perder o suporte para o WhatsApp, deixando de contar com o app nos primeiros meses do próximo ano.
Ao não contarem mais com o aplicativo de troca de mensagens do Facebook, os dispositivos podem deixar de realizar outras funções. A previsão é que o WhatsApp pare de funcionar nestes aparelhos (veja lista abaixo) em 1º de fevereiro de 2021.
Anualmente, o aplicativo já deixou de rodar em alguns smartphones. Essa, porém, será a primeira vez que o primeiro iPhone, lançado em 2007, será atingido pela medida. Outros celulares afetados pela decisão são todos aqueles que têm sistema operacional inferior à versão 4.0.3 no Android, ao 9.0 no iOS ou ao KaiOS 2.5.1 no Linux.
Segundo o Facebook, em sistemas operacionais mais antigos é mais difícil garantir segurança dos usuários e, por isso, a empresa tomou a decisão de não mais prolongar o suporte.
O WhatsApp Web também deixará de funcionar no navegador Edge Legacy a partir de 9 de março, e no Internet Explorer, a partir de 17 de agosto.
Confira a lista de celulares afetados:
- iPhone
- iPhone 3G e 3GS
- iPhone 4
- LG Optimus Black (e modelos mais antigos)
- Motorola Droid Razr
- Samsung Galaxy S2
- HTC Desire